A recente edição da Pesquisa Game Brasil, conduzida pelo SX Group e Go Gamers em parceria com a Blend New Research e ESPM, revelou que os games e eSports estão se tornando opções relevantes de carreira e formação no Brasil.
O levantamento, que entrevistou 14.825 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal em janeiro de 2023, concluiu que 58,3% dos jogadores de games acreditam que o setor de jogos eletrônicos do país oferece boas oportunidades de carreira.
As áreas de trabalho que os jogadores estão mais otimistas em relação a oportunidades de emprego incluem criação de conteúdo de jogos (68,3%), publicação ou marketing com jogos (68%), programação de jogos (66%), efeitos visuais para jogos (65,7%) e arte, ilustração ou animação de jogos (65%).
A pesquisa, que está em sua décima edição, também mostrou que 82,1% consideram que jogar é uma das suas principais formas de diversão, enquanto 70,1% da população brasileira afirma jogar algum tipo de jogo. Comparado a 2022, os homens assumiram a liderança no consumo de jogos eletrônicos, representando 53,8% em relação a 46,2% de mulheres. Em relação à faixa etária, o maior público de jogadores tem entre 25 e 29 anos (16,2%). Já em relação à etnia, a maioria dos jogadores é negra (54,1%), enquanto pessoas que se declaram brancas representam 42,2% dos jogadores de jogos eletrônicos no Brasil. Em relação à classe social, a maior parte dos jogadores brasileiros pertence à classe média (B2, C1 e C2), com 65,7%.
Por fim, dispositivos móveis são a plataforma na qual os jogadores brasileiros jogam com mais frequência: 30,5% jogam todos os dias em seus celulares. Nos consoles e computadores, jogar diariamente é um hábito para 12,2% e 14,1% dos players, respectivamente.
Os resultados indicam que os jogos e eSports estão se tornando cada vez mais populares no Brasil e oferecem um mercado em expansão, com várias oportunidades de carreira em áreas diversas, além de serem uma importante forma de entretenimento para uma parcela significativa da população.