A Câmara Municipal de Capivari, por iniciativa do presidente Thiago Braggion (União Brasil) e das vereadoras Sele Rosada (União Brasil) e Paloma Tatiane da Silva (PP), promoveu uma roda de conversa em alusão ao Dia Municipal de Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril, e que foi instituído em Capivari pela Lei nº 5.384/2018.
A gravação ocorreu na manhã de quinta-feira, 30, e o vídeo completo estará disponível no domingo, 02, no canal da Câmara Municipal de Capivari no Youtube. Além de Braggion, Sele e Paloma, o vereador Vinícius Scarso (MDB) também esteve presente.
O objetivo do encontro foi o de abordar diversos aspectos ligados ao autismo, a partir de troca de informações e de experiências. Na área da saúde, estiveram presentes Milena de Oliveira Fávero, Amanda Maria Piai e Lucileia Ap. Marchioreto, representando o Hospital Unimed de Capivari, que trouxeram informações a respeito do diagnóstico, dos graus do transtorno e do tratamento ABA.
Beatriz Munaro Sanches representou à Secretaria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida e falou sobre os projetos desenvolvidos pela pasta. A psicopedagoga Vanessa Nicolau contou sobre o trabalho desenvolvido com os autistas, seguida pela supervisora Daniele Biondo e pela coordenadora Maria Aparecida Cunico, que abordaram o tema da inclusão na Rede Municipal de Ensino.
O advogado Gustavo Hoppe explanou a respeito das leis que amparam os autistas e de que forma as famílias devem procurar ajuda. Em um dos momentos mais emocionantes do encontro, as mães Cristiane Santos e Márcia Lacerda e o pai Marcelo Bossolan deram depoimentos sobre os filhos diagnosticados com autismo. Inclusive, o filho da Márcia, Rubens – que tem 23 anos de idade é autista grau 03 – esteve ao lado dela na roda de conversa.
Veja Também: