Dirigir é uma atividade que exige bastante atenção e segurança, e muitas pessoas optam por usar óculos de sol para dirigir para proteger os olhos dos raios UV. No entanto, surgem as dúvidas sobre a efetividade dos óculos de sol e sobre a melhor cor das lentes para esse fim.
Para responder a essas perguntas, precisamos entender que a exposição solar pode danificar a pele, os olhos, a córnea e a conjuntiva, além de causar doenças como catarata e câncer.
De acordo com a Universidade de Columbia, óculos de sol são benéficos para a saúde dos olhos se as lentes bloquearem os raios UV e forem usados corretamente. Para isso, posicione o óculos certificando-se de que as lentes estejam alinhadas com os olhos e que a ponte do óculos esteja tocando o rosto.
Os óculos filtram a maioria, mas não todos os raios UV. Logo, tudo que limita a exposição aos raios UV reduz o risco de danos aos olhos e à pele ao redor deles.
A cor da lente faz diferença?
A maioria dos óculos de sol vem com lentes em tons de preto ou marrom, mas há opções em cores vibrantes como azul, verde, laranja e até vermelho. Embora as últimas opções sejam atraentes, não são as mais indicadas para dirigir.
De acordo com especialistas, as cores de lente mais apropriadas para dirigir são: âmbar, cobre e cinza. As lentes em tons de vermelho, verde e laranja podem distorcer a visão das luzes de trânsito, dificultando a identificação correta dos comandos da sinalização.
Já as lentes polarizadas ajudam a reduzir o brilho. Isso é particularmente útil para motoristas em dias de sol intenso ou em áreas com muita neve ou água. No entanto, é importante lembrar que a polarização pode ser afetada pela posição do sol.
Para motociclistas, é recomendável evitar óculos polarizados, especialmente em dias de chuva, pois as lentes podem dificultar a identificação do caminho.
Leia Também: