O mês de abril começa com previsão de chuvas volumosas em diversas regiões do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O centro-norte do país pode ter acumulados superiores a 100 mm de chuva até o dia 12 de abril. Já nas áreas do interior do Nordeste, parte da região Sudeste e Centro-oeste, as precipitações devem ser menos intensas, com volumes previstos abaixo de 30 mm.
O litoral de São Paulo e do Paraná, assim como a região oeste do Rio Grande do Sul, também devem ser afetados pelas chuvas, podendo ter acumulados de até 70 mm. É importante lembrar que a medida de chuva é calculada por metro quadrado, ou seja, a previsão indica o quanto é esperado de chuva em uma área de 1 metro por 1 metro.
Veja mais:
Frente fria promete mudança de tempo no estado de São Paulo
Pesquisa descobre que plantas ‘choram’ quando estão com sede; entenda
IBGE: Brasil ganha mais de 72 km² de território; entenda
Para se ter uma ideia melhor, 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água em 1 m². Portanto, 70 mm de chuva representam 70 litros de água por metro quadrado. Um volume de 50 mm de chuva já é considerado bastante expressivo, dessa form é perceptivel que volumes de tamanha dimensão acabarão gerando muita chuva.
Além disso, as temperaturas devem ficar mais amenas nesses dias, com sensação de frio especialmente no Sudeste e no Sul. É importante estar preparado para as condições climáticas, como a utilização de guarda-chuvas e roupas adequadas para enfrentar o frio.