Na próxima semana, terá início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, mais conhecida como Gripe, que visa imunizar 90% do público-alvo em todo o território brasileiro. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo reduzir os impactos da doença na população.
A vacinação ocorrerá em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 09h às 11h e das 13h às 15h. A campanha é direcionada a grupos prioritários que são mais vulneráveis à doença, como crianças entre seis meses e seis anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde, gestantes e puérperas de até 45 dias, professores, povos indígenas, povos quilombolas e comunidades tradicionais, profissionais de força de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência, caminhoneiros e pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Para receber a vacina, é necessário comparecer ao posto de vacinação mais próximo, munido de documento com foto, o Cartão SUS e também algum laudo ou documento que comprove a ocupação ou condição médica, se necessário. É importante lembrar que a vacina não protege contra outras doenças respiratórias, como a COVID-19, mas é fundamental para prevenir as complicações da gripe.
A Secretaria de Saúde está disponível para esclarecer dúvidas e fornecer informações adicionais através do telefone (19) 3492-8200. É importante ressaltar que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a influenza e seus possíveis efeitos colaterais, como internações hospitalares e até mesmo a morte. Por isso, é fundamental que todos os grupos prioritários compareçam aos postos de saúde para se vacinarem durante a campanha.