Nesta segunda-feira (10), o Secretário de Segurança Pública de Capivari, Mauro Júnior, falou com a Raízes FM sobre os boatos e vídeos que circulam nas redes sociais sobre possíveis ataques às escolas do país. No vídeo publicado no tiktok, a informação é de que no dia 20 de abril acontecerão ataques simultâneos em todos os colégios, dessa forma, também incluindo a rede de ensino da cidade de Capivari.
O Secretário declarou que a informação teve início na rede social, porém sem qualquer fonte de dado:
Recebemos muitas mensagens de país e pessoas preocupadas após a divulgação do vídeo sobre os ataques do dia 20 de abril. Essa é uma informação sem qualquer fonte de dado, sem qualquer fundamentação, apenas um vídeo que alguém fez e publicou na rede social. Dentro dos canais de informação e inteligência não há nada oficial. Apenas uma publicação para aterrorizar os pais.”
Mauro Júnior reforça que utilizam da proximidade da data com os acontecimentos na escola de Blumenau, em Santa Catarina, na última quinta-feira (6), para dessa forma causar medo na população.
Nos próximos dia viveremos tempos difíceis de muitos trotes e fake news sobre supostos atentados às escolas. Eu gostaria de tranquilizar os pais, nós estamos fazendo policiamento pesado em toda a rede de ensino da cidade desde a semana passada.”
Veja também:
- Presidente da Câmara, Thiago Braggion, é eleito presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba
- Guarda Civil foi destaque na 52º reunião da Central Regional de Inteligência e Monitoramento
O Secretário de Segurança ainda informa que nesta quarta-feira (12) haverá uma reunião com todos os dirigentes das escolas de Capivari. Nesta reunião, será abordado todo o protocolo de ação da polícia e como os funcionários dos colégios devem agir neste tipo de situação. Além disso, toda a rede de ensino de Capivari receberá os botões de pânico, como mais uma medida de segurança. Mauro tranquiliza a população reiterando que a segurança municipal está fazendo todo o trabalho possível para evitar qualquer tipo de situação. Ele também pede para que os pais monitorem a navegação de seus filhos na internet.
Peço para que os pais monitorem o que seus filhos acompanham nas redes sociais, sabemos que hoje, eles ficam conectados o dia todo, então é importante o monitoramento dos país para terem conhecimento do que os filhos estão fazendo e vendo nas redes sociais.”