Nesta terça-feira (18), Secretaria de Saúde de Piracicaba (SP) retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em serviços de saúde. A decisão ocorre mais de duas semanas depois da flexibilização adotada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em nota técnica.
Nesta atualização do dia 3 de abril, a Anvisa considerou a desaceleração da contaminação pela Covid-19 e o avanço da vacinação para anunciar a flexibilização. Dessa forma, outras cidades da região, como Limeira (SP), já seguiam a nova orientação. A medida vale para hospitais, postos de saúde, laboratórios e farmácias.
Entretanto, ainda conforme a nota técnica da agência, a Secretaria de Saúde de Piracicaba recomenda o uso de máscaras nesses locais para casos específicos, como:
- idosos com mais de 65 anos de idade e que possuam alguma imunodeficiência ou comorbidade;
- Pacientes com sintomas respiratórios ou positivos para Covid-19 e seus acompanhantes;
- Pacientes que tiveram contato próximo com caso confirmado durante o período de transmissibilidadade da doença (últimos 10 dias).
- Profissionais que fazem a triagem de pacientes.
- Profissionais do serviço de saúde, visitantes e acompanhantes presentes nas áreas de internação de pacientes, como, por exemplo, as enfermarias, os quartos, as unidades de terapia intensiva, as unidades de urgência e emergência, os corredores das áreas de internação etc.
- Situações em que houver a indicação do uso de máscara facial como equipamento de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde, em qualquer área do serviço de saúde.
Veja também:
- ‘Mais Médicos’: edital prevê 55 vagas para profissionais na região de Piracicaba
- Exposição “Arte Sem Idade” reúne pinturas de alunos de 04 a 82 anos em Capivari
Segundo dados atualizados da última segunda-feira (17), a cidade de Piracicaba (SP) contabiliza 110.637 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Desses, 1.663 são de pessoas que, no entanto, não resistiram à gravidade da doença e morreram.