A Prefeitura de Piracicaba (SP) anunciou que a partir desta terça-feira (25), irá ampliar a vacinação contra a Covid-19 com a dose bivalente para pessoas com 18 anos ou mais. Dessa forma, a dose está disponível nas 68 unidades de saúde da cidade. Tal ação segue a determinação da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, que anunciou a medida na segunda-feira (25).
A vacina bivalente funciona como uma nova versão, ou atualização dos imunizantes anteriores contra a Covid-19. Uma vez que protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. No município de Piracicaba, os Centros de Referência em Atenção Básica (Crabs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão atender das 8h ás 15h. Sendo a única exceção o Crab Paulista. Por outro lado, os Postos de Saúde da Família (PSFs) vacinam das 8h ás 16h.
As unidades UBSs Caxambu e Centro vão ampliar o horário de atendimento para imunizar a população até as 20h, até sexta-feira (28). A vacinação é por demanda espontânea, ou seja, não é necessário fazer agendamento.
Portanto, para receber o reforço da Pfizer bivalente o cidadão precisa ter, ao menos, o esquema vacinal primário completo (1ª e 2ª doses) em um intervalo mínimo de quatro meses da última dose recebida. Será necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de vacinação com a última dose.
Veja também:
- Cargos disponíveis: Região de Piracicaba tem 936 vagas de emprego em seis cidades; saiba como se candidatar
- PM descobre três carcaças de carros em canavial de Capivari
Ainda, também estará disponível a dose de reforço da Pfizer Pediátrica para as crianças e adolescentes de 5 a 11 anos. Entretanto, para que possam receber a vacina é preciso que tenham recebido a 2°dose do esquema primário há, pelo menos, 4 meses.