A Prefeitura de Piracicaba (SP) nesta quinta-feira (27), firmou um contrato com dispensa de licitação para gestão de resíduos de ecopontos. O contrato tem um prazo total de 180 dias e custou R$ 5,5 bilhões aos cofres públicos.
De acordo com a prefeitura, a Amplitec Gestão Ambiental LTDA será a responsável pela coleta, transporte, triagem, tratamento e disposição final de materiais provenientes do Setor de Resíduos. Isto envolvendo os sete ecopontos. Além disso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) está desenvolvendo um processo de licitação para contratação da empresa que fará este trabalho de forma definitiva.
Sendo assim, os serviços contemplarão os resíduos recebidos pela Central de Resíduos e pelos sete Ecopontos. Segundo levantamento da prefeitura, esses locais juntos geram, em média, 4.000 toneladas por mês. Os ecopontos da cidade já foram alvo de reclamações da população, por motivos de lotação. A unidade que fica no Jardim Oriente, já passou por, pelo menos, quatro incêndios.
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Anteriormente, em 2021, a Cetesb proibiu o recebimento de resíduos sólidos na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Palmeiras – Ecoparque. Segundo a administração municipal, o órgão expediu documento apontando que a CTR não possuía “áreas suficientes, em condições ambientalmente adequadas para o armazenamento desses resíduos”.