Celebrado no segundo domingo de maio, o Dia das Mães representa um momento importante para a economia. O mercado, de maneira geral, atende as expectativas dos consumidores com a divulgação de ofertas e promoções especiais para a data. Por isso, o histórico anual de faturamento dessa época costuma se manter positivo, mesmo durante crises econômicas.
Para este ano, as projeções são ainda mais promissoras. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgaram um levantamento em que se prevê a movimentação de R$ 33,2 bilhões na economia nacional para este ano. Ao que tudo indica, os gastos deverão ser maiores, em comparação com os do ano passado.
Compras para as mães
Com o objetivo de entender o padrão de comportamento dos consumidores na internet durante a data, a Agência Conversion elaborou um estudo considerando os termos e o quantitativo das buscas no Google ao longo dos meses de janeiro de 2022 a março de 2023. Dentre as principais conclusões possíveis, está o aumento repentino das pesquisas no mês da celebração.
Os dados da agência ainda evidenciam que, apesar da sazonalidade do evento, entre março e abril, existe um aumento no número da procura, sendo, respectivamente, 0,2 milhão e 1,8 milhão de pesquisas feitas em 2022 com o termo “presente Dia das Mães”. No entanto, ainda é uma fatia pequena no comparativo com maio, onde o número registrado foi de 3,6 milhões.
Presentes mais procurados
Informações da CNDL apontam a preferência dos consumidores pelas compras em lojas físicas, mas é difícil negar a relevância da internet nesse processo. Afinal, diferentes perfis recorrem às lojas online para encontrar inspirações, produtos, marcas e promoções. No estudo da Conversion, inclusive, há uma fatia significativa de buscas relacionadas com ideias, presentes baratos e lembrancinhas.
Contudo, nas intenções de compra, ainda persiste o favoritismo aos itens de vestuário e cosméticos. No intervalo de um ano, entre março de 2022 e 2023, a maioria dos usuários pesquisou as marcas O Boticário e Natura, relacionadas com o termo “presentes Dia das Mães”. Ao todo, foram 45.160 e 13.100 consultas, respectivamente, ao longo desse tempo.
De fato, o Dia das Mães ajuda a alavancar as vendas de produtos de beleza. Uma nota divulgada em 2019 pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) já sinalizava a preferência por esses artigos, ainda que sejam mais caros, devido aos tributos embutidos no valor final. É a confirmação de que nesta data o coração e o bolso dos consumidores ficam mais cheios de gratidão.