O YouTube iniciou testes para impedir que seus usuários utilizem adblockers enquanto assistem aos vídeos na plataforma. No dia 9 de maio, algumas pessoas receberam um aviso pop-up ao dar play em um vídeo, informando que “Bloqueadores de anúncios não são permitidos no YouTube”. A mensagem sugere que as propagandas são necessárias para manter o aplicativo gratuito e apresenta um botão para permitir as publicidades e outro para experimentar a versão Premium.
Embora o bloqueio de adblockers não seja definitivo, a iniciativa do YouTube já gerou controvérsias. Usuários do Reddit levaram a discussão para a plataforma, questionando a empresa sobre o ocorrido. Um funcionário do YouTube confirmou que a plataforma está realizando experimentos para combater a prática de sumir com propagandas, que vem sendo alvo de várias empresas, como Google Chrome, Spotify e Firefox.
Para incentivar o uso do YouTube Premium, a marca sugere que os usuários assinem a versão paga, que remove completamente as propagandas e oferece acesso ao YouTube Music. A assinatura também permite o download de vídeos para visualização offline e acesso a produções originais. Novos recursos estão chegando para quem utiliza a opção no iOS, como um maior bitrate e suporte ao shareplay.
A iniciativa visa incentivar a assinatura do YouTube Premium, que remove completamente as propagandas e oferece acesso a novos recursos. No entanto, a ação pode gerar polêmicas e dividir opiniões entre os usuários da plataforma.
Enquanto isso, a empresa afirma que as propagandas são necessárias para manter o aplicativo gratuito e permitir que milhões de pessoas assistam a conteúdos produzidos pelos criadores na plataforma.