Após uma duração de três anos, a La Niña, um fenômeno climático conhecido pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial, chegou ao seu término em fevereiro. Com o encerramento da La Niña, inicia-se agora a transição para o El Niño, um fenômeno oposto caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico equatorial.
À medida que o outono se inicia, trazendo consigo mudanças no regime de chuvas no país, a empresa de meteorologia prevê que, no fim da estação, em junho, o Oceano Pacífico equatorial estará com temperaturas acima da média em toda a faixa, principalmente nas proximidades da América do Sul.
De acordo com o Climatempo, o El Niño deverá se estabelecer a partir de julho, e seus efeitos serão notados a partir de agosto, com aumento das chuvas na região Sul, diminuição no extremo norte e elevação das temperaturas, que provavelmente ficarão acima da média na metade da região Norte do país a partir de julho. A intensidade do El Niño no próximo verão está sendo monitorada, estimando-se que seja moderada, mas ainda não descartando a possibilidade de uma intensificação significativa.
Durante o outono, é comum observar o avanço da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) pelo Sudeste, o que favorece períodos mais secos entre as áreas centrais e parte do Sudeste do país, características típicas da estação. Além disso, ocorre a formação de frentes frias e instabilidades, principalmente no Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O El Niño costeiro terá impacto no aumento das chuvas em parte do Sul do Brasil, abrangendo Santa Catarina e o Paraná, além de partes de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Segundo o Climatempo, devido ao aquecimento do Oceano Pacífico, as temperaturas ficarão acima da média desde o sudoeste de São Paulo até o nordeste de Minas Gerais, incluindo a zona da mata mineira, o sul de Minas Gerais, o estado do Rio de Janeiro, o Espírito Santo e o noroeste de São Paulo.
Previsão do tempo em Capivari para a semana:
A semana segue até o final sem chuvas, com máximas alcançando a temperatura de 29 graus e as mínima na temperatura de 13 graus nessa terça-feira (23), sem chuvas, essa semana que se inicia neste domingo terá dias secos com baixissima umidade e quase sem nuvens.