Apesar de estar com grande parte das estruturas prontas, uma nova estação com capacidade para tratar 100% do esgoto de Rio das Pedras (SP) ainda não começou a funcionar. A importância do local ganha mais evidência pelo fato de atualmente a cidade tratar apenas cerca de 20% do esgoto.
Segundo a administração municipal, a estrutura começou a ser construída no mandato passado, entre 2016 e 2020, e as obras chegaram a ficar paradas porque a empresa responsável teria pedido um valor extra.
A assessoria explicou que, apesar de esse impasse ter ocorrido, a construção da maioria das estruturas foi concluída. No entanto, para que inicie a operação, ainda são necessárias obras de emissário de esgoto da cidade e estação de bombeamento, o que vai garantir a pressão para o esgoto ir até este local, ser tratado e devolvido limpo ao meio ambiente.
No final do ano passado, a estação chegou a ser submetida a um teste, mas na ocasião foi verificada a necessidade de ajustes na rede que fornece eletricidade ao local.
Como resolver as pendências?
Diante da indefinição, além de não atuar no tratamento de esgoto da cidade, a estação vem causando transtornos, como a água suja armazenada nos tanques, acumulando mato alto e sendo alvo de atos de vandalismo.
De acordo com a prefeitura, a realização das obras pendentes depende da formalização de um contrato com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Leia Mais: