No dia 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco, uma data que traz um alerta importante sobre os perigos do uso do tabaco. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o hábito de fumar está associado a várias doenças, incluindo diversos tipos de câncer.
Uma pesquisa realizada pelo Inca em 2021 revelou que o uso do cigarro eletrônico aumenta mais de três vezes o risco de experimentação do cigarro convencional e mais de quatro vezes o risco de uso regular do cigarro. Além disso, o estudo mostrou que o cigarro eletrônico também aumenta as chances de pessoas que nunca fumaram começarem a usar o cigarro tradicional.
Conforme Mariana Laloni, oncologista do Grupo Oncoclínicas, destaca que, mesmo com a redução de 40% no número de fumantes , o cigarro ainda é um problema atual. E o cigarro eletrônico tem se tornado uma preocupação, especialmente entre os mais jovens. A pesquisa do Ibope Inteligência aponta que o uso do cigarro eletrônico dobrou em apenas um ano, afetando cerca de 0,6% da população brasileira.
Entretanto o tabagismo continua sendo o principal responsável pelo câncer de pulmão no Brasil e no mundo. Segundo o Inca, evitando o tabaco, 161853 mil mortes por ano não ocorreriam.
Por ano, cerca de 32.560 casos de câncer de traqueia, brônquios e pulmão são descobertos durante o triênio 2023-2025
Mariana Laloni ressalta que os sintomas do câncer de pulmão incluem tosse, falta de ar, dor no peito, perda de peso e fraqueza. Em alguns casos, diagnostica-se o tumor por acaso durante exames realizados por outros motivos. Por isso, a atenção aos primeiros sintomas é fundamental para um diagnóstico precoce, que contribui significativamente para o sucesso do tratamento.
Atualmente, aproximadamente 10% da população brasileira acima de 18 anos é tabagista, o que representa mais de 20 milhões de pessoas, o que tem relação ao cigarro eletrônico, contendo substâncias tóxicas e proíbido a mais de 10 anos
Por isso é importante combater e evitar o uso de cigarros, além do vício, com ele vem toda uma série de problemas e doenças.