O IBGE divulgou nesta quinta-feira (1º), o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, chegando a 1,9% no primeiro trimestre de 2023. Ainda segundo o dado, neste período, o PIB somou ao total R$ 2,6 trilhões.
O Produto Interno Bruto nada mais é que a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Dessa forma, a comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a econômia brasileira apresentou avanço de 4%. Além disso, em 12 meses, apresenta crescimento de 3,3%.
Esta alta se dá muito pelo setor da agropecuária, que apresentou alta de 21,6%. De acordo com o IBGE, isso tem influência principalmente pelo aumento da produção da soja, principal lavoura de grãos do país. Uma vez que concentra 70% da safra no primeiro trimestre, além de provavelmente fechar este ano com recorde.
Veja também:
Por outro lado, a industria teve variação negativa de 0,1% no período, isso de acordo com o IBGE, representa estabilidade. Bens de capital (máquinas e equipamentos usados no setor produtivo) e bens intermediários (insumos industrializados usados no setor produtivo) apresentaram queda. Enquanto isso, as indústrias extrativas apresentaram alta de 2,3%. Além disso, atividade de eletricidade e água, gás, esgoto e atividades de gestão de resíduos subiram 1,7%.
No setor externo, as exportações de bens e serviços tiveram queda de 0,4%. No entanto, as importações, por sua vez, recuaram 7,1%, o que contribuiu de de maneira positiva para o PIB do Brasil.