Nesta segunda-feira (5), a Polícia Federal cumpre sete mandados de busca e apreensão, além de três mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária. A ação ocorre contra suspeitos de envolvimento com uma organização criminosa, que promove imigração ilegal para os Estados Unidos.
O grupo seria o responsável pela travessia de 250 brasileiros pela fronteira mexicana, sendo 100 destes menores de idade. Além disso, existem os riscos da ação, onde os imigrantes são expostos aos perigos do deserto e aos criminosos durante o trajeto. Também se apurou ameaças aos familiares que não pagavam as quantias acordadas anteriormente.
O número de crianças envolvidas na ação dos criminosos seria por conta de um esquema que facilita a permanência de imigrantes nos Estados Unidos. Uma vez que, os acusados respondem ao processo em liberdade, pela dificuldade de acomodação das crianças ilegais.
Veja também:
- Multas de trânsito por excesso de velocidade sobem 26% em Piracicaba
- Guarda Civil de Capivari prende dois indivíduos por tráfico de drogas
Na prática, tal estratégia é conhecida como “cai-cai”. Onde, em caso de flagrante em solo estrangeiro, o adulto, junto de uma criança, se entrega às autoridades sabendo que poderá permanecer nos Estados Unidos durante o período do processo.