Com o Dia dos Namorados, surge um alerta sobre um tipo de golpe cada vez mais comum em aplicativos de troca de mensagens e relacionamento.
Conhecido como “Pig Butchering” (abate de porcos), esse golpe envolve a abordagem de terceiros que oferecem algo para despertar o interesse das potenciais vítimas. Utilizando telefonemas, e-mails e mensagens em aplicativos, os golpistas iniciam uma conversa, muitas vezes alegando terem enviado a mensagem por engano, quando, na verdade, possuem intenções maliciosas.
Em príncípio, os golpes românticos que se originam em aplicativos como o Tinder, mensagens recebidas em redes sociais ou em sites de relacionamento causaram prejuízos financeiros que ultrapassaram a marca de um bilhão de dólares em 2022. Há relatos de mais de quase 70 mil pessoas sendo vítimas desse tipo de fraude com perdas econômicas de R$ 4,4 mil .Há casos piores, como uma vítima de um golpe extremo de US$ 2,5 milhões
No entanto segundo especialistas, nos últimos anos tem ocorrido um aumento nos golpes que utilizam mensagens diretas para estabelecer conexões com pessoas e, posteriormente, enganá-las. Os golpes levam o nome de “Pig Butchering” em referência à prática de engordar um porco para depois abatê-lo e aproveitar sua carne.
Veja mais:
Valentine’s Day: por que o Brasil é ‘do contra’ e comemora Dia dos Namorados em junho?
O golpe emprega diversas táticas para atrair suas vítimas:
- Caça ao dinheiro: esses golpes envolvem a combinação de aplicativos, sites, servidores e até mesmo pessoas. Após estabelecer congiança os criminosos introduzem a possibilidade de investimento, mudando completamente o tom da conversa.
- Falsa oportunidade de investimento: uma vez que as vítimas depositam dinheiro, os golpistas permitem que realizem saques iniciais para dar a impressão de legitimidade. No entanto, em seguida, bloqueiam a conta da vítima, exigindo um depósito de uma porcentagem do saldo do investidor para recuperar o acesso.
Embora possa parecer improvável que alguém estabeleça um relacionamento próximo com uma pessoa desconhecida, a realidade é que muitas pessoas têm se tornado vítimas dessas fraudes.
Cuidado com mensagens não solicitadas, inclui-se aquelas que aparentemente foram enviadas “por engano”.
Finalmente, seja cético: mesmo que você decida responder a essas mensagens, não confie em ninguém que você acabou de conhecer online só porque parece bom. Não discuta situação financeira pessoal com estranhos que se conheceram online e desconfie especialmente de supostas oportunidades de investimento que chegam sem tê-las solicitado.