A Nasa emitiu um comunicado informando que um asteroide, conhecido como 2020 DB5, estará se aproximando da Terra nesta quarta-feira (14). Classificado como “potencialmente perigoso”, estará a uma distância que equivale a aproximadamente 11 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Medindo impressionantes 488 metros de diâmetro, esse asteroide é tão grande que supera o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, que tem 391 metros.
O 2020 DB5 é o maior entre os cinco meteoritos que estão sendo monitorados pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. Estima-se que ele viaje a uma velocidade de34.272 quilômetros por hora, e sua passagem próxima à Terra está prevista para ocorrer às 23h05 (horário de Brasília).
Embora não represente um risco de colisão com nosso planeta, o o 2020 DB5 intimida pelo seu tamanho seguindo os critérios estabelecidos pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia.
Segundo esses critérios, qualquer objeto com mais de 150 metros de diâmetro ao ganhar proximidade da Terra é classificado como “potencialmente perigoso”.
Curiosamente, essa não será a primeira vez que o asteroide 2020 DB5 passará perto da Terra. De acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da Nasa, esse corpo celeste já teve seis aproximações anteriores ao nosso planeta. A próxima passagem próxima está prevista para ocorrer somente em 2048.
Além disso, nesta mesma semana, a Nasa havia alertado sobre a passagem próxima da Terra do asteroide 1994 XD, que ocorreu na madrugada de terça-feira (13). Esse asteroide estava a uma distância inferior a 4,6 milhões de milhas do nosso planeta.