Os médicos das Forças Armadas do Sri Lanka fizeram um anúncio nesta terça-feira (13), revelando que realizaram uma cirurgia para a remoção da maior e mais pesada pedra no rim do mundo. O feito excepcional recebeu o reconhecimento oficial do Guinness World Records.
Segundo informações divulgadas pelo Exército cingalês, a cirurgia ocorreu no dia 1º de junho, no hospital das Forças Armadas, localizado na capital Colombo. Os médicos responsáveis pelo procedimento compartilharam a notícia nesta quarta-feira (14), revelando detalhes surpreendentes sobre o caso.
A pedra removida, que pesava impressionantes 801 gramas (cinco vezes o peso médio de um rim masculino, conforme destacado pelo Exército). Entrando oficialmente para o Guinness Book como a maior já registrada.
A cirurgia, com condução por uma equipe de três médicos especializados, resultou na extração de uma pedra que apresentava o peso de 801 gramas e o comprimento de 13,372 centímetros.
Segundo o Guinness World Records, até então, o recorde de maior pedra nos rins pertencia a um caso com uma pedra de 13 centímetros. Já o título de pedra mais pesada era de um caso registrado no Paquistão, em 2008, com um peso de 620 gramas.
Logo após a cirurgia, a pedra removida, também conhecida como cálculo renal, com aprovação até do Comandante do Exército, em um gesto de reconhecimento pela realização histórica.
Com essa notável intervenção, o cálculo renal superou o recorde mundial registrado pelo Guinness. Deixado para trás o caso da Índia em 2004, e estabelecendo um novo marco. Nesse sentido o cálculo renal retirado do paciente Canistus Coonge, um sargento aposentado de 62 anos, se tornou a pedra mais pesada. Superando o recorde anteriormente estabelecido no Paquistão, em 2008, com uma pedra que pesava 620 gramas.