Inicia nesta segunda-feira (19), o prazo de inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2023. A data limite para a realização da inscrição é quinta-feira (22), até às 23h59, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O Sisu é o programa do MEC que reúne as vagas ofertadas em instituições públicas de ensino superior de todo o país, sendo em sua maioria instituições federais. A divulgação do resultado será no dia 27, onde a classificação dos estudantes terá com base a nota da edição de 2022 do Enem. O período para realização das matrículas será do dia 29 de junho a 4 de julho.
As vagas abrem a cada semestre, por meio de um sistema informatizado que executa a seleção com base na nota do Enem, junto as escolhas do candidato. Contudo, para isso, o estudante não pode ter tirado zero na redação do exame.
Dessa forma, o estudante escolhe até duas opções de curso entre as ofertas em cada processo seletivo do Sisu. Sendo possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. Aquele que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Sendo assim, o candidato precisa manifestar interesse em participar da lista entre os dias 27 de julho e 4 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera acontece por meio das próprias instituições a partir de 10 de julho.
Veja também:
- Lei Seca 15 anos: número de acidentes apresenta queda no Brasil
- Região de Piracicaba soma mais de 2 mil vagas de emprego
A distribuição de vagas também acontece conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Esta determina que as instituições federais vinculadas ao MEC reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Além disso, sendo metade delas reservadas para aqueles oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
Ainda, as instituições podem adotar as próprias políticas e ações, como a reserva de vagas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda ao perfil indicado pela instituição. Sendo assim, de acordo com as especificações da instituição, o Sisu faz o cálculo automaticamente e gera nova nota.