Participar de uma Parada pela Diversidade no Brasil e ao redor do mundo é uma excelente forma de demonstrar apoio à diversidade, celebrar a comunidade LGBTQIA+, lutar pelos direitos igualitários e ainda curtir momentos de diversão. Além da visibilidade e representação para o mundo, quem vai a uma parada pode ainda desenvolver um grande empoderamento pessoal.
Cada vez tem mais opções de eventos espalhados em diversas regiões do país. A Parada pela Diversidade Sexual de Fortaleza acontece no final de junho na capital do Ceará. A estimativa é que a parada atraia quase um milhão de pessoas para a Praia de Iracema. É uma oportunidade única de celebrar a diversidade em um cenário todo especial, ao lado do mar.
Já São Paulo conta com a maior marcha do país, que acontece também em junho. A Parada do Orgulho LGBT+ acontece na Avenida Paulista e atrai, além dos moradores da cidade, muitos turistas. As atrações são múltiplas com música e apresentações, além da presença de diversas celebridades. A semana toda conta também com atividades espalhadas pela cidade que valem a pena visitar.
Outras paradas pelo Brasil também acontecem nessa época do ano. A Parada do Orgulho de Belo Horizonte e a Brasília Orgulho serão realizadas em julho. Já as paradas de Rio de Janeiro, Paraíba e Roraima estão agendadas para o mês de setembro. Cada evento tem suas próprias peculiaridades e são uma oportunidade de ver pontos históricos da cidade se transformando.
Mas não é somente no Brasil que dá para participar. Tem eventos acontecendo em diversas cidades do mundo. Já Los Angeles conta com a Proud Experiences no começo de junho. San Francisco tem sua LGBT Pride no fim de junho. Mesmo outras cidades menores da Califórnia têm também seu dia de celebração. Para quem quer aproveitar os eventos desse estado norte-americano, esse mês é o ideal.
A parada LGBTQIA+ de Tel Aviv é a única do Oriente Médio. A cidade de Israel é conhecida por ser um dos destinos mais abertos para essa comunidade nessa região. Ela atrai milhares de participantes de todo o mundo. Depois do desfile, acontece uma grande festa em que se apresentam DJs e até mesmo atrações internacionais no palco. E depois de tudo isso, há numerosas festas pós-parada onde o público continua aproveitando seu dia de celebração.
Quem vai viajar para outros países para curtir uma parada ou mais de uma pode abrir uma conta internacional para movimentar o dinheiro. Informações sobre seguro saúde e vistos também devem ser obtidas para um bom planejamento da viagem. É só ficar de olho no calendário e aproveitar as paradas mais legais do Brasil e do mundo.