A Secretaria de Saúde de Capivari iniciou uma campanha de atendimento especializado gratuito, voltada às pessoas que tiveram contato com Amianto, elemento nocivo à saúde humana, que pode causar doenças graves tais como Câncer de pulmão, trato digestivo e ovário, além de Asbestose, Mesotelioma, entre outras. O objetivo é atender cerca de 3 mil pessoas que já trabalharam com o elemento ou que foram expostas a ele recentemente.
O Amianto constitui uma família de minérios e tem como principais particularidades o baixo custo e também a baixa condutividade térmica, ou seja, o baixo acúmulo de calor ou frio; características essas que se tornaram os principais motivos pelo qual esse elemento costumava ser usado massivamente na fabricação de telhas, caixas d’água e outros materiais de construção civil, na segunda metade do século XX.
Devido aos riscos que o Amianto trazia, tanto em seu processo de extração, quanto no manuseio e aplicação em outros itens, o uso deste elemento foi proibido em 1995, por determinação da Lei Federal 9.055/1995, que barrou também a produção, industrialização, utilização e comercialização. O elemento tem uma aparência esbranquiçada, e ainda podia ser visto em diversos itens até pouco tempo, de maneira controlada. Foi apenas no ano de 2017 que o banimento por completo em qualquer atividade foi concretizada.
Então, a Secretaria de Saúde tomou a iniciativa de prestar atendimento às pessoas que possivelmente passaram longos períodos sob exposição do Amianto e tenta conscientizá-los a procurarem ajuda e prevenção de possíveis problemas de saúde que possam se desenvolver a longo prazo em razão disso.
As consultas acontecerão através de agendamentos, mediante a procura dos pacientes às unidades de saúde. Após a procura, a consulta acontecerá no Ambulatório IST, situado na rua Bento Dias, 265, Centro, em data e horário estipulada individualmente.
A Campanha ainda conta com parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, pasta que presta atendimento a população em geral que pode ter tido contato com Amianto, assim como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, pasta responsável pela comunicação do Poder Público com as empresas do município e que tem ciência das atividades comerciais de cada uma das indústrias de Capivari, parceria essa que facilitará a abordagem de funcionários que podem, possivelmente, ter tido o contato com Amianto em seu ambiente de trabalho no passado.
Para mais informações sobre os atendimentos e ações relacionadas ao combate ao uso de Amianto e prevenção dos sintomas causados, a Secretaria de Saúde atende através do telefone (19) 3492-8200, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.
LEIA MAIS: