Cachorro-quente, paçoca, pipoca, milho verde, pé de moleque, canjica, pamonha e bolo de fubá são alguns dos pratos típicos de festa junina. Apesar de serem extremamente gostosos e saborosos, são calóricos. Grandes vilões para quem quer continuar no foco da dieta no mês de junho. Os últimos finais de semana do mês são, inclusive, as datas escolhidas pelos principais lugares para realizar o evento festivo.
Mas existe pratos menos calóricos para se comer durante as festas juninas? A resposta é sim. E há também trocas saudáveis que as pessoas podem fazer durante os festejos. A nutricionista e especialista em emagrecimento, Marianne Fazzi, dá algumas dicas.
A canjica possui cerca de 360 calorias, o bolo de milho tem quase 190, enquanto a paçoca tem pouco mais de 100. A melhor opção desses três é a paçoca, alimento que muitas vezes as pessoas deixam de lado por não saberem.
Porém a pipoca é a melhor escolha da festa quando o assunto é baixa caloria. A especialista afirma que há apenas 31 calorias em uma xícara de chá. Um saquinho de pipoca, por exemplo não chega nas 100 calorias. Porém, é necessário ficar de olho na quantidade de sal para não exagerar.
A canjica continua sendo a grande vilã, porém se o desejo por uma canjica for muito grande, vale preparar em casa com leite desnatado e sem amendoim. Fazer essas trocas inteligentes não alteram o sabor e deixam o alimento mais saudável, além de reduzir o teor calórico — diz Fazzi.
A nutricionista afirma que o milho verde também é uma boa escolha para a festa, pois ele é rico em fibras e vitaminas, e como opção de doce o cuscuz, por ser fonte de proteína e potássio. Ela ainda recomenda que as pessoas que estejam seguindo uma dieta mais rígida e não queiram perder o foco, se alimentem em casa antes da comemoração.
Faça uma refeição ou um lanche saudável em casa para não sair com fome. Se isso não for feito vai ser mais difícil se controlar diante de tantas comidas calóricas — diz.
Bebidas alcoólicas
O álcool é rico em calorias. É recomendado que a pessoa opte por um suco de fruta, ou água, porém, a nutricionista sabe que é difícil e complicado se manter longe das bebidas nesse tipo de festa. Ainda mais de um vinho quente ou quentão. Segundo Fazzi, a melhor dica é permanecer nas bebidas destiladas, como: vinho tinto, vodca, tequila, gin e até cerveja light são as melhores opções de bebidas alcoólicas de baixa caloria.
Se você quiser perder peso, evite coquetéis açucarados e cervejas artesanais regulares — diz.