Um homem foi preso por comercialização ilegal de cigarros eletrônicos em Capivari (SP), nesta quinta-feira (22). Com ele, a Polícia Civil apreendeu mais de 600 unidades do produto conhecido como “vape”. A comercialização é ilegal no Brasil – entenda abaixo.
A operação aconteceu sob o comando da delegada Maria Luisa Dalla Bernardina, com objetivo de vistoriar estabelecimentos na cidade. Em um dos comércios, uma tabacaria, foram flagrados os cigarros eletrônicos e insumos ilegais.
De acordo com a polícia, a apreensão foi realizada em estabelecimento que fica na Avenida Pio XII. No local, um homem de 57 anos informou ser o proprietário do estabelecimento e que comercializava os cigarros eletrônicos.
Além disso, com um funcionário do local, os policiais localizaram uma ampola contendo o que seria substância anabolizante. O produto foi apreendido para perícia, assim como os cigarros eletrônicos.
O proprietário do comércio foi preso em flagrante e vai responder pelo crime de fabricar, vender, expor à venda, ter em depósito para vender ou, de qualquer forma, entregar a consumo coisa ou substância nociva à saúde.
O funcionário também foi conduzido até a delegacia para elaboração do termo circunstanciado, em seguida foi liberado.
No Brasil, a venda de cigarros eletrônicos é proibida pela Anvisa. Os dispositivos eletrônicos para fumar são proibidos desde 2009 no país. A proibição inclui a comercialização, a importação e a propaganda desse tipo de cigarro.
LEIA MAIS