A data de 19 de junho marca o Dia do Cinema Brasileiro, uma homenagem às primeiras gravações cinematográficas realizadas em território nacional, no ano de 1898. Desde então, as produções brasileiras evoluíram em alto nível e não perdem em nada para o cinema internacional.
A Netflix é uma das plataformas que mais vem apoiando a indústria local, lançando regularmente filmes e séries 100% nacionais em seu catálogo de produções originais. Com uma variedade crescente de obras brasileiras no ramo cinematográfico, separamos aqui alguns títulos indispensáveis. Confira:
Cidade de Deus
O drama dirigido por Fernando Meirelles fez história no cinema brasileiro e garantiu prestígio mundial, incluindo até mesmo quatro indicações ao Oscar no ano de 2004 (um dos poucos filmes nacionais que alcançaram este patamar na premiação). Ainda que não tenha ganhado um Oscar, foi premiado em diversas outras celebrações ao redor do mundo, o consolidando como uma das produções mais marcantes do cinema moderno.
O longa retrata a realidade violenta das favelas do Rio de Janeiro e como o crime organizado interfere na vida dos seus moradores. Acompanhando a trajetória de diversas pessoas, a história é contada do ponto de vista de um narrador personagem, de acordo com suas experiências vividas na favela Cidade de Deus.
Besouro
Para quem gosta de filmes biográficos com uma boa pitada de ação, Besouro é uma das melhores produções nacionais do gênero. Dirigido por João Daniel Tikhomiroff, o longa conta a história de Besouro Mangangá, um mestre capoeirista que se torna uma lenda urbana no Recôncavo Baiano ao lutar contra todo o racismo e opressão aos negros durante o período pós-escravidão.
Todas as cenas de luta foram coreografadas por Huen Chiu Kiu, chinês que também foi responsável por coreografar grandes filmes de ação como Matrix, Kill Bill e O Tigre e o Dragão. Por isso, Besouro é um excelente título para amantes do gênero.
Onisciente
Da mesma equipe criativa por trás da série 3%, Onisciente é outro seriado brasileiro de ficção científica original da Netflix. A trama nos coloca em uma realidade onde todos os cidadãos de São Paulo são monitorados 24 horas por dia por um drone pessoal, responsável por coletar dados continuamente sobre aquela pessoa. Após encontrar seu pai assassinado sem nenhum registro do equipamento, a protagonista Nina parte para uma investigação repleta de suspense e conspirações.
Com apenas uma temporada e seis episódios, Onisciente é um prato cheio para aqueles que se interessam por gestão da tecnologia da informação e outras áreas relacionadas.