Nesta segunda, dia 26, é celebrado internacionalmente o Dia de Combate às Drogas, data onde a conscientização da população sobre esse assunto é intensificada, assim como o destaque dos servidos sociais de atendimento e tratamento à dependência. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Capivari divulgou informações e recomendações sobre esse assunto.
Em Capivari, o setor responsável pelo atendimento e atenção ao público que possui algum tipo de dependência é o Caps AD. De acordo com as informações divulgadas pela unidade, “Droga” é um termo usado para se referir a qualquer substância natural ou sintética que, ao entrar no organismo humano, modifica suas funções. As drogas são caracterizadas em duas categorias, sendo elas as lícitas, que podem ser comercializadas livremente em qualquer estabelecimento, como cerveja e cigarro por exemplo, e também as ilícitas, que tem sua venda proibida como, maconha, cocaína e crack.
As drogas podem ser classificadas como depressivas, estimulantes ou perturbadoras no sistema nervoso central. A dependência dessas substâncias acaba se tornando um problema de saúde sério e destrutivo, que pode comprometer todo o organismo, levando a doenças cardiovasculares, respiratórias, doenças no fígado, comprometimento neurológico e transtornos psiquiátricos como depressão, ansiedade entre outros.
Após o uso excessivo de um determinado componente psicoativo, o organismo desenvolve um conjunto de ocorrências fisiológicas, emocionais e comportamentais que resultam na dependência química que, por sua vez, pode gerar crises de abstinência, onde causa desconforto psíquico, irritação, angústia, depressão, agitação, alucinações, dentre outros sintomas.
O Caps AD atende pessoas que necessitem de tratamento integral ou atendimento eventual. A unidade fica localizada na rua Barão do rio Branco, 43, Centro. Para mais informações sobre as atividades desempenhadas pela unidade, o telefone (19) 3492-5626 está disponível de segunda a sexta, das 07h às 17h.