Com a chegada do inverno, a Prefeitura de Piracicaba (SP) deu início a uma série de cuidados especiais para manter os 230 animais do Zoo Municipal bem aquecidos durante o período de frio.
Os locais onde os animais ficam estão sendo reforçados para que haja proteção térmica. O recinto das aves, por exemplo, recebe camadas extras de lonas e adição de folhas. As árvores, por sua vez, são podadas para facilitar a entrada do sol.
Já nos recintos onde ficam os répteis, como jabutis e cobras, o chão foi forrado com serragem, e lâmpadas foram adicionadas. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), os répteis, por terem o sangue frio, precisam de cuidado extra no período de inverno.
Funcionários do zoológico ainda constroem casas de madeira para as aves e os mamíferos, e também reforçam a alimentação dos animais.
Há, também, tratamento e cuidados separados para animais já idosos e filhotes resgatados, que ficam em ambientes diferentes e com cobertores.
Sopa de legumes e vegetais, com adição de carne para os ovíparos, suplementos de vitaminas e alimentos ricos em gorduras fazem parte do cardápio de inverno, montado para enriquecer a alimentação e ajudar os bichos contra o frio.