Pela primeira vez, a Universidade de São Paulo (USP) entrou no “top 100” de melhores instituições de ensino do mundo. A divulgação ocorreu nesta terça-feira (27), de acordo com os resultados da 20ª edição do QS World University Ranking (reconhecido sistema de avaliação educacional).
Na lista, a USP ocupou o 85ª lugar entre 1.499 universidades, ultrapassando a Universidade de Buenos Aires, sendo assim, a nova líder na América Latina. A liderança do ranking ficou com o MIT. O “salto” de 30 posições em relação ao ano anterior, quando estava em 115º, se explica pelo aumento na empregabilidade dos ex-alunos e pela melhora na reputação internacional da instituição.
“O desempenho do Brasil nesta edição do ranking traz um alívio bem-vindo após uma trajetória de queda nos últimos anos. A USP atinge um marco significativo e entra no alto escalão de excelência global. É essencial que o país priorize o financiamento do ensino superior e as parcerias globais para sustentar seu progresso. afirma o vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter.
Veja também:
- Sisu 2023: lista de aprovados para o 2º semestre é divulgada
- Região tem 58,8 mil veículos com IPVA em atraso; veja como regularizar
Nesta edição, o ranking passou a considerar novos critérios, sendo eles: práticas de sustentabilidade, posicionamento no mercado de trabalho e relações internacionais na área de pesquisa. No entanto, os critérios anteriores, continuam valendo: reputação acadêmica, empregabilidade, número de professores por aluno, produção científica e taxa de estudantes vindos de outros países.