NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO E REPÚDIO
A ASSOCIAÇÃO DAS EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO – AESP, em respeito aos seus associados, sua história e sua missão na defesa dos valores mais caros à sociedade brasileira, com surpresa e indignação comunica que sua conta @aesp_radiodifusao no Instagram foi suspensa pela plataforma na última sexta-feira, dia 30 de junho de 2023.
O motivo seria a divulgação anterior, pela AESP, de Nota de Repúdio, na qual, como sempre vez e sempre fará, destacou a importância da pluralidade de opiniões e a necessidade de salvaguarda das garantias constitucionais da liberdade de expressão e livre manifestação do pensamento, pilares essenciais para o exercício do jornalismo e da construção do Estado Democrático de Direito.
Apesar de a nota anterior não citar nomes, não manifestar qualquer discurso incompatível com as leis brasileiras e ser, antes de tudo, respeitosa, limitando-se a defesa dos valores constitucionais, o Instagram, de forma arbitrária e contrária à Constituição Federal, de forma unilateral e sem sequer ouvir a AESP, suspendeu a conta.
Lamentamos profundamente a atitude arbitrária e inconstitucional adotada pelo Instagram, que, com isso, mostra seu descompromisso com o País e com os valores sagrados de nossa Constituição Federal e, prova, mais uma vez, que só há verdadeira diversidade de opiniões e efetivo diálogo, com respeito e profundidade, com jornalismo sério e digno, nos veículos de imprensa como são as emissoras de rádio e televisão.
A AESP reforça o seu compromisso com a promoção de um ambiente de comunicação plural e respeitosa, livre de arbitrariedades e no qual todas as vozes possam ser ouvidas. Continuaremos a defender a liberdade de expressão e a imprensa livre, princípios essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade justa.
São Paulo, 01 de julho de 2023.
ASSOCIAÇÃO DAS EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO – AESP