O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) iniciou um procedimento ético contra a campanha publicitária de comemoração dos 70 anos da Volkswagen. A propaganda em questão traz a icônica cantora Elis Regina, falecida em janeiro de 1982, “de volta à vida” por meio do uso de uma ferramenta tecnológica e Inteligência Artificial. A cantora é retratada ao lado de sua filha, a também cantora Maria Rita, interpretando juntas a famosa música “Como Nossos Pais”.
De acordo com o Conar, a representação ética foi pelo motivo de reclamações de consumidores que questionam a ética da utilização de IA para fins publicitários, levantando questões sobre o “respeito à personalidade e existência da artista, e veracidade”. O órgão regulador examinará o caso à luz do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, especialmente os princípios de respeitabilidade.
Além disso, a representação levanta preocupações sobre a possibilidade de confusão entre ficção e realidade para determinadas pessoas, diante da propaganda da Volkswagen. O Conselho de Ética do Conar julgará a representação nas próximas semanas, garantindo o direito de defesa tanto para a montadora quanto para sua agência, a AlmapBBDO. Normalmente, o julgamento ocorre cerca de 45 dias após a abertura do processo.
O Conar destacou que está aberto a denúncias de consumidores e a outras manifestações em relação à peça publicitária, desde que encontre identificação. E enfim, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a identidade dos denunciantes está em proteção.