A região Sul está sob o chamado “alerta laranja”, que representa “perigo” para tempestades nesta quinta-feira (12). Além disso, a aproximação de um ciclone extratropical fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) levasse o nível de alerta em parte do Brasil.
Marcia Seabra, meteorologista e coordenadora-geral do Inmet, afirma que na região metropolitana de Porto Alegre os ventos podem ser bem fortes, chegando a 110 km/h. Sendo assim, a recomendação é para que os moradores das regiões, incluindo no Sul, por onde o ciclone deve circular se cadastrem no serviço de recebimento de alertas da Defesa Civil. Para isso, basta enviar via SMS o CEP da sua residência para o número 40199.
Veja também:
- Trecho da Rodovia Luiz de Queiroz em Piracicaba tem redução da velocidade; veja locais
- Luciana Quirino fala sobre a 7ª edição do Porco no Rolete do Lar dos Velhinhos que ocorre neste domingo (16)
Os ciclones são sistemas de baixa pressão atmosférica, isto é, regiões causadoras de tempo adverso em grande escala. No entanto, mesmo que o nome assuste eles são mais comuns do que imaginamos. Em resumo, existem três tipos de ciclones, os extratropicais, no caso, são aqueles associados às frentes frias. Isto é, em regiões que demarcam o avanço de massas de ar.