O Hyperloop é um tipo inovador de trem, um modo composto de transporte que foi proposto em 2012 pela Tesla e SpaceX, ambas as empresas pertencentes ao bilionário Elon Musk. O composto pretende oferecer uma velocidade de viagem de aproximadamente 1.000 km/h e possuir o conforto de uma viagem de avião de primeira classe.
Startups como a Hyperloop One e a Hyperloop Transportation Technologies têm trabalhado em projetos para tentar viabilizar o conceito de trem a vácuo de Elon Musk, que pretende cobrir grandes distâncias em um curto espaço de tempo, conectando vários lugares através de tubos fechados a vácuo.
O projeto já está muito avançado e em fase de testes tripulados, e, dentro de alguns anos, já poderá ser utilizado para o transporte urbano dentro das grandes cidades ao redor do mundo. Porém, mesmo contando com um custo muito reduzido, em comparação com outros modelos de trens de alta velocidade, ele dependerá de investimentos dos interessados para que sua implantação seja concluída e o projeto possa, de fato, ser viabilizado.
Em 2022, Elon Musk afirmou que, apesar de os prazos ainda serem indefinidos, sua empresa The Boring Company também está trabalhando para tornar o Hyperloop uma realidade nos próximos anos. Recentemente, a China também divulgou, através do China Daily, que está desenvolvendo um trem magnético que irá funcionar em um tubo a vácuo, nos mesmos moldes do conceito apresentado por Elon Musk.
Como irá funcionar o trem Hyperloop
Apesar de popularmente ser chamado de trem, o conceito na realidade é a viagem em um túnel pressurizado onde as cápsulas ultramodernas funcionam como pequenos vagões, que terão capacidade para 60 pessoas e percorrerão as distâncias através de tubos vedados. Esses tubos irão conectar hubs de mobilidade em grandes centros urbanos e irão se mover através de um sistema de levitação e propulsão sem contato.
Os módulos irão contar com um conjunto modular de 4 motores de propulsão em cada lado da cápsula, que poderão atingir velocidades próximas a 1.000 km/h em aproximadamente 5 minutos. Em comparação com o trem-bala, por exemplo, que atinge velocidades de até 460 km/h, o motor do Hyperloop será 50% mais compacto e terá um desempenho de potência 50% maior.
Os tubos a vácuo parcial são o que permite ao veículo chegar a essa velocidade. Neles, a pressão do ar é reduzida ao equivalente a 6.000 metros de altura acima do nível do mar, o que resulta em uma diminuição considerável na resistência do ar. O sistema de levitação, que é realizado através do magnetismo, sustentado pela parte superior da cápsula, também auxilia o módulo a atingir essa velocidade, uma vez que a cápsula não sofrerá com o atrito dos trilhos.
Vantagens do Hyperloop
O Hyperloop promete reduzir o tempo de viagens consideravelmente. A ideia é que ele seja usado para rotas metropolitanas de 200 a 1.500 quilômetros de extensão, podendo transportar tanto passageiros como cargas. Outra vantagem será o silêncio, pois as cápsulas prometem ser extremamente silenciosas, devido ao contato mecânico do trem com os trilhos ser quase inexistente.
A condução dos trens será realizada de forma totalmente automatizada, onde sensores enviam informações para uma central que irá realizar ajustes em segundos. As cápsulas também terão um modo de aceleração gradual, onde os passageiros não sentirão que o vagão está atingindo altas velocidades.
O modelo ainda irá contar com painéis solares em sua parte superior que irão abastecer as cápsulas, sendo uma forma muito mais econômica e ecologicamente correta, onde haverá apenas o custo da taxa de energia solar, em relação ao consumo de energia. O Hyperloop tem como principal objetivo revolucionar o modo como as pessoas realizam as viagens e ser o transporte do futuro nas grandes metrópoles do mundo.