Os finais de semana de Lucas Lucco estão todos tomados com a agenda de shows. Em julho, por exemplo, são 13 apresentações programadas. Mas apesar das folgas do palco durante a semana, os dias só são livres para o “Lucas cantor”. Nesse período, o “Lucas empresário” é o atuante.
Ele é sócio de uma rede de academias, outra de clínicas de estética masculina, e de uma empresa de suplementos alimentares. E diz já faturar mais do que o dobro do valor que arrecada em sua carreira musical. “O lado empreendedor tem um faturamento pelo menos duas vezes mais alto”, diz o cantor em uma entrevista.
“Nas academias, nas clínicas, a gente mexe com um público que às vezes conhece a minha imagem, mas nem acompanha a minha carreira musical. Têm pessoas ali que sabem da minha imagem, sabem da minha relação com fitness, mas a grande maioria dos clientes, penso eu, não são fãs do meu trabalho musical. Com os empreendimentos, o meu raio de alcance é muito maior.”
Para exemplificar, Lucas relembrou:
- Nos primeiros anos de sua carreira, quando atingiu o auge com hits como “Mozão”, “Destino” e “Vai vendo”, seu faturamento na música passou de R$ 20 milhões.
- Já com sua rede de academia, ele fechou o ano de 2022 com R$ 45 milhões de faturamento.
A meta é triplicar o valor em 2023. “Desde o início do ano até agora, foram R$ 70 milhões. E a gente tem expectativa de fechar o ano com 250 unidades e R$ 150 milhões de faturamento.”
Apesar dos bons números, Lucas não pretende abandonar a carreira artística. “Não penso em parar de cantar tão cedo.”
“Acho que uma coisa leva à outra. E também tem a questão de que a música é a base desse ecossistema que eu consegui criar. Esse ano, eu tô fazendo 10 anos de carreira. E quando eu olho para trás, me sinto muito agradecido por tudo o que a música me proporcionou.”
“Eu sei que eu tenho uma veia empreendedora muito forte, nasci com isso. Mas a música, eu não vou deixar nunca.”
Não dá só o nome
Lucas treina desde os 14 anos e diz que “sempre foi invocado com atividade física”. Até por isso, desde que começou a pensar em empreender, sabia que o investimento seria dentro do nicho fitness e de bem-estar.
Algumas celebridades, quando entram como sócias de empresas, atuam apenas na parte da divulgação. O famoso entra com o nome e a imagem, sem participar de nenhuma decisão, embora embolse uma porcentagem nos lucros.
Mas Lucas quis ter outro posicionamento. “Eu sempre achei que isso seria muito raso. Primeiro porque quando eu vou ceder a minha imagem para uma marca, eu tenho que ter uma relação muito próxima com aquele serviço ou aquele produto que eu estou oferecendo. Aquilo tem que realmente ser parte da minha verdade como pessoa.”
“No caso da rede de academias, por exemplo a minha ideia nunca foi só de estampar ali e dar o rosto pra marca.”
Lucas, que tem dois sócios na Sky Fit (Bruno Berardo e Everton Carvalho), afirma que seu papel no time é o de humanização da marca.
O mesmo acontece na Homenz (em sociedade com Luis Fernando Carvalho, Leonardo Castelo, Leandro Castelo e Eduardo Acioli) e na Topway (com Gustavo Rosa, Ricardo Rocha e a Tayná Carvalho).
“Quero que as pessoas entendam que aquela marca tem um sorriso, tem uma emoção, tem um sentimento.”
Para isso, Lucas costuma fazer visitar às unidades da academia para conhecer os franqueados e entender quem são os alunos que frequentam o local. Além disso, participa das reuniões do Conselho quinzenalmente.
“Tenho hoje a noção de todos os números e tudo o que acontece profundamente com cada uma dessas marcas. Porque, para mim, não era o suficiente só tirar foto e postar no Story, postar que eu tô com aquela marca.”
Treino nas concorrentes
Lucas Lucco tem sua rotina dividida em duas casas: Uberlândia, Minas Gerais, e Barueri, São Paulo. Fora as cidades pelas quais passa para cumprir agenda de shows.
Quando está em Minas, treina na academia que tem dentro de casa. Quando está na estrada e tem sua estada em alguma cidade com Sky Fit, faz questão de conhecer a unidade franquiada.
“Mas eu gosto muito também de visitar concorrência, sabe. Em Barueri mesmo, já fui em várias Bluefits treinar. Vou analisar o que que tá deixando a desejar. Converso com um, com outro, converso com os professores. Eu tô sempre atento nas mudanças do mercado. O que que a nossa tem diferente, o que que a gente pode melhorar. Principalmente também em preço, infraestrutura.”
“Estou sempre comparando o nosso negócio porque a nossa meta é ser a maior do Brasil.”
Investimento em autocuidado
Com a agenda cheia profissionalmente, sobra tempo para investir em autocuidado?
A pergunta para Lucas é feita porque, no passado, o cantor já revelou ter enfrentado uma depressão. E até por isso, desacelerou profissionalmente. Além disso, em março de 2022, o cantor se separou de Lorena Carvalho, com quem teve uma relação de 10 anos. Os dois são pais de Luca, de 2 anos.
“Grande parte desse tempo que eu tenho para minha vida pessoal, eu entrego para o meu filho. Principalmente por viajar bastante, ter essa agenda de estar cada dia em um lugar.”
“Eu estou sempre me organizando para poder passar o máximo de tempo com ele. E o pessoal, o emocional, as leituras, o cuidado comigo, nunca podem ficar de fora. O treino faz parte desse autocuidado também.”
LEIA MAIS: