Idealizado pelo professor Rui Sanches, o Projeto Vamos Correr completa 10 anos nesse mês de julho. Durante todos esses anos de atividades em Capivari, interior de São Paulo, o projeto cumpre muito bem om o seu objetivo de levar mais saúde, entretenimento e propor mudança de hábitos para a comunidade.
O projeto que é realizado por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), com apoio do Sicoob Cooplivre, começou de forma tímida com menos de 10 alunos e, hoje, se tornou uma referência em toda região, muitos alunos já obtiveram resultados significativos em provas de destaque. Apesar da participação em competições não ser o principal objetivo do Vamos Correr, é uma motivação extra para os integrantes.
No primeiro semestre desse ano o projeto recebeu o Selo Instituto Sicoob, um reconhecimento pela contribuição com o bem-estar comum e desenvolvimento sustentável da comunidade. O Selo Instituto Sicoob é um dos programas que compõem o Eixo Desenvolvimento Sustentável, eixo que atua com projetos que estimulam o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, formação, cooperação e participação ativa de diversos atores sociais.
De acordo com Rui, o projeto nasceu de uma ideia para melhorar a qualidade de vida por meio da corrida. “Acredito que o esporte é a uma grande ferramenta, contribui em vários aspectos físicos, mentais e sociais. O Vamos Correr está há 10 anos cumprindo seu papel de promover a saúde” acrescenta Rui.
Atualmente participam dos treinos cerca de 80 pessoas. Rui destaca que conforme as pessoas vão se envolvendo com a corrida, mudam seu estilo de vida desde alimentação até o sono, se tornando mais dispostas e produtivas em seu dia a dia. “A interação criada pelo grupo é outro fator que faz o número de participantes só aumentar. Agradeço a Secretaria de Esportes e em especial ao Sicoob Cooplivre por acreditarem e apoiarem o projeto. Que venham muitos quilômetros pela frente” finaliza o professor.
Os treinos do grupo Vamos Correr são gratuitos e acontecem todas as segundas e quartas-feiras, às 19h, na Praça Central de Capivari/SP.