Felipe Vaz: Energia Solar Fotovoltaica

Felipe Vaz
7 minutos de leitura

A coluna do engenheiro Felipe Vaz vai ao ar quinzenalmente as quarta-feira dentro do programa Primeira Página, às 8h. Acompanhe pelo rádio em 98,7, pelo nosso app ou através das lives no Youtube e em nossa página no Facebook. Assista:

O que é energia fotovoltaica?
Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da luz solar, e pode ser gerada mesmo em dias nublados ou chuvosos.
Quanto maior a incidência de radiação solar sobre as placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida. A energia fotovoltaica é considerada uma fonte de energias alternativas, renovável, limpa e sustentável.

Como funciona a energia solar fotovoltica?
O processo da energia fotovoltaica para produção de energia (chamado de efeito fotovoltaico) utiliza placas solares produzidas em material semicondutor para, quando as partículas de luz solar (fótons) incidirem, os elétrons do material semicondutor entrarem em movimento, gerando eletricidade.
A energia fotovoltaica é gerada pelas placas solares e levada ao inversor solar, equipamento responsável por transformar a corrente elétrica contínua em alternada e, então, ser distribuída para o local de consumo e utilizada pelos equipamentos.
A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados há mais de 30 anos.



Para entender melhor, vamos usar o exemplo de uma casa que utiliza um sistema de energia solar fotovoltaico conectado à rede distribuidora, ele funciona da seguinte maneira:

  1. Painel fotovoltaico produz energia elétrica em Corrente Contínua (CC);
  2. Inversor solar fotovoltaico converte a energia elétrica para ser usada na casa;
  3. A energia pronta para ser usada é conectada e distribuída através do “Quadro de Luz” ou diretamente Ramal Principal;
  4. Tudo o que estiver conectado na tomada irá utilizar a energia gerada pelo sistema fotovoltaico;
  5. Se o sistema de energia solar fotovoltaica produzir mais energia do que você está consumindo, a “sobra” é direcionada à rede elétrica gerando crédito de energia para ser utilizada a noite ou em dias de pouco sol. Da mesma forma, caso você produza menos do que consumiu, o que falta de energia solar é fornecido pela rede da distribuidora com energia convencional. Desta forma você nunca fica sem energia!

Em dias de chuva ou quando não há sol o sistema que gera energia solar não é prejudicado. E por qual motivo?

Pelo fato de que os painéis solares captam a luminosidade e continuam a gerar eletricidade. É claro que a produção de energia será menor, porém, o suficiente para manter os sistemas instalados funcionando ininterruptamente. Entretanto, durante a noite, não existe a possibilidade de coletar energia, uma vez que não há luminosidade o bastante para isso.



No caso de falta de energia da Concessionária o sistema para de funcionar. Por medida de segurança, o inversor se desconecta automaticamente, evitando acidentes com os responsáveis da manutenção dos postes e caixas de força. É importante lembrar que o Sistema de Fotovoltaico “On-Grid” não faz o armazenamento de energia.

Quando a geração for superior ao consumido no mês, o saldo positivo pode ser utilizado para abater o consumo local ou outro que esteja no mesmo CPF/CNPJ, caso contrário o saldo será abatido no próximo mês, ou seja, se sua geração for abaixo de seu consumo, a concessionaria local utiliza o saldo do mês anterior para abater o excesso de consumo. Os créditos de energia gerados, acumulados, são validos no período de 5 anos.

Quais os beneficios da energia solar?

  1. Redução da poluição e das taxas de carbono;
  2. Baixa necessidade de manutenção;
  3. Energia infinita;
  4. Diminuição do valor da conta de luz;
  5. Valorização do imóvel;
  6. Investimento com custo-benefício satisfatório;
  7. Sustentabilidade;
  8. Tecnologia mais acessível;
  9. Maior independência;
  10. Geração de empregos.

Quais os cuidados na hora de escolher o sistema fotovoltaico ideal para você?

  1. Procure empresas com boa avaliação e desconfie de quem oferece retornos fora da média de mercado;
  2. Busque a melhor solução para sua necessiadde: telhado , solo ou remoto;
  3. Exija equipamentos com etiqueta do INMETRO e de boa qualidade;
  4. Certifique se a empresa possui profissionais qualificados.

Sistema de energia solar fotovoltaica é tudo igual?
Cada projeto/sistema tem suas particularidades.
Além de considerar o histórico de consumo (12 meses), a maior avaliação é o local da instalação.
Somente após a avaliação do local da instalação (telhado, solo, entre outros) é possivel analisar a inclinação, orientação, sombras, obstáculos e qualquer outro fator que venha influenciar na perda de geração.
Portanto não basta avaliar somente a conta de energia, pois cada projeto/sistema, tem suas particularidades e possiveis ajustes para serem considerados.
Um sistema bem dimensionado vai entregar a gerar ideal e correta para suprir a necessidade de consumo do imóvel.

Energia solar fotovoltaica no Brasil?
O Brasil ultrapassou a marca de 32 GW de potência instalada da fonto solar fotovoltaica, o que é equivalente a 14,7% da matriz energética do País. Dados informados no dia 06 de junho de 2023 pela Absolar (Associação Brasileira de .
Portanto houveram o crescimento de 2 GW em menos de dois meses. Com isso, a fonte solar já evitou a emissão de 40,6 milhões de toneladas de CO2 e trouxe ao Brasil cerca de R$ 155,2 bilhões de hovos investimentos.

Energia solar fotovoltaica VALE A PENA?
A resposta é SIMMMMM!!!!
Além de gerar a própria energia, você estará contribuindo para o Meio Ambiente, preservando o Planeta para as futuras gerações!!

Economia, Sustentabilidade e Concientização é a Nossa Missão!!!

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *