Motoristas encontraram dispositivos capazes de burlar a fiscalização de radares e se livrar de multas por excesso de velocidade, desrespeito ao rodízio de veículos e outras infrações. Esses equipamentos podem ser adquiridos, com facilidade, na internet.
São dispositivos capazes de “truques” que impedem a leitura da placa do carro e até a medição de velocidade pelos aparelhos de fiscalização. Inclusive, tais itens nem sempre têm venda proibida, embora sejam sua utilização seja contra o cumprimento de leis de trânsito. Um dos produtos produtos com maior procura desses condutores mal-intencionados são os adesivos anti-radar, que se aplica sobre um ou mais caractéres da placa.
O adesivo traz revestimento que reflete a luz infravermelha da maioria dos radares da atuais, que substitui o flash convencional, com ativação à noite e em dias de baixa luminosidade. Em resumo, a película reflete essa luz e acaba ofuscando a câmera, impedindo a a identificação daquela letra ou número. Ou seja, tal artimanha não tem eficácia quando há iluminação natural abundante.
Veja também:
- Dólar sobe quase 2% e aproxima-se de R$ 4,90 após corte de juros
- Lucro líquido da Petrobras cai 24,6% em comparação ao trimestre anterior
Vale citar que esta matéria não incentiva o uso de tais produtos, sendo assim, esta publicação possui apenas a intenção de informar sobre o fato. Além disso, o uso destes dispositivos poderá ter punição com multa, remoção do veículo e até pode responder criminalmente, dependendo da infração.