Felipe Vaz: Carros elétricos

Felipe Vaz
6 minutos de leitura

A coluna do engenheiro Felipe Vaz vai ao ar quinzenalmente as quarta-feira dentro do programa Primeira Página, às 8h. Acompanhe pelo rádio em 98,7, pelo nosso app ou através das lives no Youtube e em nossa página no Facebook. Assista na íntegra a participação de Felipe Vaz desta quarta-feira (9)

CARRO ELÉTRICO (VEÍCULO ELÉTRICO “VE”).

TIPOS DE CARRO ELETRIFICADO:



1 – Híbridos (HEV – Hybrid Electric Vehicle):

  • Faz a própria geração de energia;
  • Carros que usam a força elétrica somente para pequenos deslocamentos;
  • Você tira o carro da inércia, coloca o carro em movimento com motorização elétrica e logo em seguida ele entra com motor a combustão, porque ele precisa da força do motor a combustão;
  • Gera uma melhora na eficiência, mas não gera uma autonomia no carro eletrificado;
  • Diminui a emissão de gases em uma proporção muito pequena.

2 – Híbridos Plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle):

  • Carros que dependem de uma fonte externa de carregamento;
  • Compartilham motores elétricos e a combustão;
  • Mais autonomia, podem rodar de 50 a 70 km somente com energia e tem toda autonomia de um carro a combustão convencional;
  • Uso combinado do “combustivel” (eletricidade, gasolina, álcool ou diesel) para que se estenda a sua autonomia e tenha a menor emissão de poluentes;
  • O carro Híbrido Plug-in com as baterias sempre carregadas, conseguem andar/rodar dentro do centro urbano na maior parte do tempo elétrico;
  • Hoje os carros tem a opção de selecionar o modo elétrico e/ou combustão;
  • Selecionando o modo EV (Electric Vehicle) Elétrico, ele permanece elétrico e nas condições de falta de energia ou velocidade acima de 130km/h ele aciona o motor a combustão.

3 – Carro 100% a bateria, chamados BEV (Battery Electric Vehicle):



  • Carro a bateria, não tem motor a combustão, toda fonte de movimentação é elétrico, normalmente com 1 ou 2 motores elétricos;
  • Autonomia de 300 ate 600km;
  • Carros que não dependem muito dos carregamentos de rua. Porque um carro que tem 400km de autonomina não precisa sair de casa e abastacer logo em seguida na rua.

Perfil da Pessoa para escolher um carro elétrico:
A maneira que se usa um carro hibrido, hibrido plug-in e 100% eletrico são totalmente distintas.

Portanto depende do perfil e do comportamento de uso para que seja adequado para atender as necessidades de cada pessoa.

Manutenção de um carro elétrico:

  • Baixo Custo e com pouco desgaste;
  • Revisões de cuidados e inspeção;
  • Não tem troca de óleo, não tem troca de fluidos e quase não tem troca de freio;
  • O desgaste dos pneus são iguais ao do carro a combustão, portanto a troca de pneu seria o maior custo.

Mercado do carro elétrico:

  • Mercado que vem crescendo exponencialmente;
  • Aumento da procura supero os 300% nos últimos,os 12 meses;
  • Frota no Brasil é aproximadamente 122 mil carros, sendo 22% Plug-in, com isso representam 4% das vendas de automóveis;
  • Hoje a maior demanda do mercado são os carros hibridos plug-in devido ao preço e a versatilidade que tem em relação ao carro 100% elétrico.

Planejamento / Projeção do Carro Elétrico:
Planejamento d algumas montadoras é que em 10 anos algumas concessionárias não entregaram mais carros à combustão.
Últimos lançamentos em 2026, sendo comercializado até 2032.
Claro que isso, por se tratar de Brasil, será a quebra de paradigma.

No Brasil a renovação da frota é mais demorada, em decorrência aos custos e devido algumas regras como o Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), com isso essas metas podem serem alteradas para mais ou para menos e com outras exigências.

Já na Europa existem alguns locais, cidades e países que os carros a combustão não podem rodar mais.
Mas no Brasil, provavelmente os carros a combustão e elétricos rodarão juntos.

Carro elétrico tem seus beneficios, onde existe o conforto por não ter ruído e vibração do motor a combustão.
Um diferencial é a tecnologia embarcada
Por uma questão de segurança ele emula um som para que ele seja notado (regulamentação Europeia, onde no Brasil não existe esta regulação).

Veja também:

CARREGADOR / ESTAÇÃO DE RECARGA

Tipos / Modelos de Carregador:

Carregador Portatil:

  • Vem com o carro;
  • Pode ser ligado em uma tomada convencional de 20A;
  • Tempo de recarga muito alta.

Estação de Recarga:

  • Carga Lenta (7kW): 8 a 10 horas
  • Carga Rápida (22kW): 5 horas
  • Carregador Super Rápido (150kW): Tempo de recarga de 15 a 20 minutos.

A entrada de energia e a rede elétrica tem que estar adequada para receber esta carga.

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