Pesquisadores de universidades britânicas garantem que conseguiram decifrar senhas apenas pelo som da teclas do teclado usando um sistema com IA (Inteligência Artificial). O sistema seria capaz de identificar combinações a partir dos ruídos das teclas com precisão de até 95%.
De acordo com os pesquisadores, é necessário apenas que um celular esteja próximo ao computador para capturar os sons do teclado ou que o usuário esteja em uma chamada de vídeo. A precisão de um teste usando uma chamada pelo Zoom foi de 93% ao identificar combinações de segurança. Enquanto isso, pelo Skype, a precisão foi de 91,6%.
“A onipresença dos ruídos do teclado os torna um vetor de ataque prontamente disponível, e leva as vítimas a subestimar sua saída. Por exemplo, ao digitar uma senha, as pessoas ocultam regularmente a tela, mas fazem pouco para ofuscar o som do teclado”, afirmaram os pesquisadores.
Para testarem o sistema com IA, os profissionais usaram um computador da Apple e digitaram 36 teclas individuais 25 vezes cada uma. Essa foi a base para o modelo de IA aprender e reconhecer o som de cada tecla apertada. O registro e coleta de tais informações aconteceu com um celular próximo ao computador, com o uso da ferramenta Zoom.
Veja também:
- Câmara aprova reformulação da Lei de Cotas; texto segue para o Senado
- LuzIA: Inteligência Artificial Revoluciona Interação via WhatsApp no Brasil
Como forma de segurança, os pesquisadores recomendam mudanças de estilo de digitação, usando senhas aleatórias em vez de senhas com palavras completas, alternando entre letras maiúsculas e minúsculas. Isso considerando que o método não foi capaz de decifrar senhas em que o usuário utilizava a tecla Shift. Além disso, outra opção é usar ferramentas biométricas, como impressão digital ou reconhecimento facial no lugar de senhas digitadas. Essas camadas de segurança são mais complexas contra uma tentativa de invasão.