Na mais recente pesquisa de Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (INDSAT), conduzida pelo instituto que realiza estudos semestrais sobre a opinião dos moradores em diversas categorias de cidades, a Educação se destaca como a área mais bem avaliada entre os residentes de Capivari. A pontuação alcançada foi de 747 pontos em uma escala de mil, posicionando-a no topo entre os municípios de médio porte na pesquisa estadual.
Os indicadores da Educação Municipal na Cidade de Pequeno Porte (CPP) mostram uma evolução significativa nas pesquisas realizadas pela INDSAT em junho, quando comparados aos resultados anteriores deste serviço. A marca atual é a mais alta no período entre novembro de 2020 e junho deste ano. No mesmo período do ano anterior, especificamente em maio de 2022, a nota da Educação em Capivari foi de 683 pontos.
De acordo com os dados oficiais da pesquisa, a aprovação da Educação da CPP é expressiva, atingindo 76,2% dos moradores entrevistados. Esse número é composto por 8,1% de avaliações “ótimo” e 68,1% de avaliações “bom”. Esses resultados revelam um crescimento substancial em relação aos dados de maio de 2022, quando apenas 49,3% avaliaram positivamente o serviço. Entre o final de 2020 e a atualidade, a aprovação registrada em junho é a mais alta nas pesquisas, considerando uma margem de erro de 4,8% com um intervalo de confiança de 95%.
Dos 400 moradores entrevistados, somente 6,9% expressaram insatisfação com a Educação. Desse grupo, 2,8% classificaram o serviço como “ruim” e 4% como “péssimo”.
José Lucas de Moraes, secretário de Educação de Capivari, comemora os resultados positivos da pesquisa, considerando-os um indicativo de que estão no caminho certo. No entanto, ele também enfatiza que esses dados impõem desafios maiores para elevar a qualidade da Educação nas escolas locais.
Recebemos com alegria essa pesquisa, pois significa que estamos no caminho correto e a população está entendendo. Mas também temos certeza que esses dados positivos nos impõem desafios ainda maiores de tornar a Educação em nossas escolas de excelência.
José Lucas de Moraes, secretário de Educação de Capivari.
Dos participantes da pesquisa, 48,5% afirmaram ter filhos matriculados na rede municipal de ensino, um aumento considerável em relação aos 35,8% registrados em 2022. Aqueles com filhos matriculados avaliaram o serviço com 766 pontos, indicando um Alto Grau de Satisfação, com uma aprovação de 81%.
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue uma metodologia única, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é calculada com base nos percentuais de avaliações “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” obtidos pelos serviços.
A pesquisa INDSAT avalia cidades divididas em grupos populacionais, incluindo Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes. Com base nas fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é que Capivari alcance 54.686 habitantes, classificando-se como cidade integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).