O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira (16), que o apagão que afetou 29 milhões de residências em 26 unidades da Federação nesta última terça-feira (15), foi resultado de “erro técnico”. O governo tem urgência para saber o que houve.
Ainda de acordo com Rui Costa, o Brasil tem “sobra de energia” atualmente, sendo assim, o apagão não tem semelhança coma casos anteriores no país. “Não há razão para este apagão. A gente viveu alguns apagões no Brasil em períodos onde nós tínhamos crise de geração de energia, ou seja, reservatórios de água estavam em baixa. Você tinha mais demanda que oferta, o que levava ao colapso no sistema”, disse.
Veja também:
- Novo PAC tem projeto de R$ 300 milhões de investimentos em Piracicaba
- Adoçantes artificiais trazem prejuízos para a saúde das crianças, alertam especialistas
Ele ainda destacou novamente que os reservatórios de energia estão cheios, com o parque eólico e solar produzindo muita energia. Sendo assim, não há uma grande demanda no momento para que o apagão acontecesse. ““Foi erro técnico, falha técnica. Precisa identificar o que foi que aconteceu, e espero que o mais rápido possível nós consigamos dizer à sociedade.”