Nesta terça-feira, dia 29, em todo o território nacional, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma iniciativa que visa conscientizar a população sobre os danos causados pelo hábito do tabagismo. Apesar das diversas campanhas e informações disponíveis sobre os riscos à saúde, o consumo de tabaco ainda persiste entre a população, representando uma das principais ameaças à saúde humana.
A Secretaria da Saúde de Capivari, ciente dos graves problemas associados ao tabagismo, divulgou uma série de recomendações para aqueles que desejam abandonar esse hábito prejudicial. O tabagismo, que resulta da dependência física da nicotina, componente presente nos cigarros, está diretamente ligado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, bem como a doenças crônicas e enfermidades que afetam o corpo humano.
A exposição constante às substâncias químicas presentes nos cigarros pode levar a problemas de saúde sérios, incluindo câncer de boca. De acordo com a Secretaria da Saúde, a cada 10 casos de câncer de boca, nove estão relacionados ao uso excessivo de cigarro ou álcool, substâncias que aumentam consideravelmente a probabilidade de contrair essa doença. Além disso, o tabagismo é também um fator de risco para doenças periodontais, infecções na gengiva e no osso que sustenta os dentes, resultando em perda dentária. O tabagismo interfere no processo de cicatrização da gengiva, dificultando o tratamento dessas condições.
No entanto, há uma luz no fim do túnel para aqueles que desejam abandonar o tabagismo. A Secretaria da Saúde destaca que, ao largar o vício em cigarro, várias melhorias na saúde se tornam evidentes. A frequência cardíaca e a pressão arterial caem, os níveis de monóxido de carbono no sangue voltam ao normal, a circulação sanguínea melhora, a função pulmonar aumenta, e sintomas como tosse e falta de ar diminuem. Além disso, o risco de doença cardíaca coronária é reduzido pela metade, e a longo prazo, o risco de derrames cerebrais e câncer em órgãos vitais também é reduzido.
A Secretaria da Saúde de Capivari reforça seu compromisso em promover a conscientização sobre os danos do tabagismo e oferece informações sobre campanhas futuras e exames disponíveis. Aqueles que desejam obter mais informações podem entrar em contato através do telefone (19) 3492-8200, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.