Gabriel Bortoleto, do Brasil! Antes mesmo da primeira corrida na etapa da Itália na F3 2023, o piloto brasileiro conseguiu a vantagem necessária e sagrou-se campeão da categoria. Ele precisava apenas que os rivais Paul Aron e Josep Maria Martí não conquistassem a posição de honra para carimbar a conquista. Oliver Goethe cravou a pole position em classificação que contou com três bandeiras vermelhas Por fim, a sessão não teve reinicio.
Gabriel Bortoleto tem 144 pontos no campeonato, Bortoleto tem 144 pontos, totalizando 38 a mais que o vice-líder Aron. Além disso, ele tem uma vantagem de 39 pontos sobre o terceiro colocado, Martí. Com o término da sessão classificatória, Gabriel sustenta a mesma vantagem, no entanto, há apenas mais 37 pontos em disputa na F3 2023. A categoria encerra a temporada neste fim de semana, no Autódromo Nacional de Monza.
Veja também:
- Atleta de Capivari se classifica para mundial de Duathlon na Austrália em 2024
- Pia Sundhage é demitida da seleção brasileira feminina
Sendo assim, Bortoleto é o único piloto brasileiro campeão da categoria na história. A F3 nasceu com o atual formato em 2019, entretanto, mesmo a antecessora GP3 Series não teve um piloto do país vencedor. Apesar da passagem de nomes como Pedro Piquet, Pedro Nunes e outros.
Atualmente com 18 anos, Bortoleto começou a competir de kart aos sete. Ele fez sua estreia nos carros de fórmula em 2020, pela Fórmula 4 italiana. Depois disso, migrou para a Formula Regional Europeia (FRECA), onde passou duas temporadas. Apenas neste ano de 2023 que o piloto brasileiro passou a fazer parte do grid da F3. Em nove etapas até o momento, Gabriel Bortoleto venceu duas corridas e conquistou outros três segundos lugares. Resultados esses, que lhe renderam o título da categoria.