As vendas de automóveis registram alta de 9,22% no acumulado de janeiro a agosto em comparação com o mesmo período de 2022. De acordo com o balanço da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos este ano somam 1,063 milhão de carros,. Enquanto se registrou 973 mil nos primeiros oito meses do ano passado.
Por outro lado, na comparação entre agosto deste ano e agosto de 2022, houve retração de 1,1%, com a venda de 153,4 mil automóveis. O presidente da Fenabrave, Andreta Jr, diz que a queda no mês acontece devido ao fim das medidas provisórias que ofereciam descontos na compra de veículos.
“As ações do governo federal permitiram o acesso do consumidor, que havia perdido poder de compra, aos veículos de entrada. Isso demonstra que o fator preço influencia na escala necessária para a recuperação do setor. As medidas provisórias foram muito importantes para aquecer, momentaneamente, o mercado”, analisou o executivo.
Porém, além do fim da vigência das medidas, Andreta disse que as dificuldades na liberação de crédito, tem influência no setor. “Notamos que, nas últimas semanas, houve uma deterioração acentuada na liberação de crédito, com um aumento de cerca de 20% nas recusas de fichas de financiamento por parte das instituições financeiras. O crédito está restrito e isso afeta muito o mercado”, acrescentou.
Veja também:
- Lar dos Velhinhos de Capivari: Estrutura e 20ª Festa Beneficente
- Revitalização da Praça Francisco Rossi é entregue à população
Em relação ás motocicletas, registram alta de 21,17% nas vendas, com o emplacamento de 1,045 milhão de unidades. Em agosto, os veículos de duas rodas tiveram expansão de 20,38% das vendas, comercializando 142,7 mil motos.
O segmento de caminhões, no entanto, tem queda de 16,66% nos primeiros oito meses do ano, registrando a venda de 67,4 mil unidades. Em agosto, os emplacamentos de caminhões caíram 27% em relação ao mesmo mês de 2022, com a venda de nove mil unidades.