Viajar não é uma das coisas mais baratas. Os gastos com passagem, hospedagem, documentação e transporte podem desanimar quem busca tirar um tempo para descansar conhecendo outros lugares, principalmente quando se trata de viagens internacionais. Por esse motivo, é preciso buscar alternativas que possam baratear o custo final.
O real desvalorizado e a cotação das principais moedas, euro e dólar, bastante elevada formam o cenário indesejado para qualquer pessoa que queira sair do Brasil. No entanto, ainda há maneiras de viajar gastando menos. A depender do destino escolhido, é possível driblar essa crise e conseguir curtir um bom passeio.
Em primeiro lugar, é interessante procurar países onde o real possa ter um poder de compra relativamente maior, em comparação às moedas locais. Neste caso, a América Latina oferece várias ótimas opções de destino. Argentina, Peru e Chile são boas pedidas. Países do leste europeu e do sudeste asiático, que possuem custo de vida menor, quando comparados com os grandes dos seus continentes, também podem ser viáveis.
Procurar por hospedagens mais baratas é uma boa forma de economizar. Geralmente um pouco mais afastadas das regiões centrais de suas cidades, ainda assim são capazes de oferecer uma boa estadia a um preço mais convidativo. É possível realizar busca por vagas por meio de apps e também reservá-las com antecedência, o que por si só já garante um preço melhor. Para os mais aventureiros, ainda há a opção de buscar por hostels.
Estar mais longe do centro implica em gastos com deslocamento. Para economizar, é interessante procurar utilizar mais o transporte público local. Além de mais barato, ainda é uma oportunidade para conhecer melhor todos os cantos da cidade e também a cultura da população local. É uma boa maneira de driblar os altos preços cobrados de turistas por serviços privados de transporte, principalmente ao se deslocar para os pontos turísticos.
Veja também:
- Sarampo matou milhões no mundo antes da vacina
- 1º Expo Agro de Capivari recebe etapa da Copa VR 2023 de montaria
Muitos deles cobram altos preços para visitação. Porém alguns disponibilizam entradas gratuitas em horários específicos, caso dos grandes museus, por exemplo, mas é sempre importante se informar de antemão. Entretanto, muitas cidades turísticas oferecem opções de passeios gratuitos, como caminhadas pelos seus principais locais; quando muito, os guias cobram apenas uma gorjeta.
Economizar com comida é uma boa maneira de poupar dinheiro. Deve-se evitar consumir qualquer item do frigobar de hotéis: comprar comida é sempre uma opção mais barata. Comidas de rua podem ser uma opção de lanche. Além disso, também carregam um peso cultural significativo e podem ser uma boa experiência gastronômica. Restaurantes costumam ser caros, mas uma boa pesquisa em apps específicos pode ajudar a encontrar algum mais em conta.
No mais, deve-se evitar viajar nas altas temporadas. Épocas do ano quando o clima do destino não é tão favorável são muito mais baratas, por exemplo. Datas festivas como Ano-Novo ou períodos de férias, ao contrário, cobram seu preço em praticamente qualquer lugar do mundo. É no período de baixa temporada que é possível, inclusive, achar passagens aéreas a preços muito mais convidativos.
Seguindo esse raciocínio, outra boa alternativa para economizar com deslocamento é procurar por passagens aéreas promocionais de madrugada https://www.viajanet.com.br/passagens-aereas/madrugada . Por se tratar de um horário de menor procura, as companhias tendem a reduzir o valor da passagem. É com um pouco de planejamento que se torna possível curtir a viagem dos sonhos e guardar para sempre as boas recordações de lugares especiais.