O convívio entre humanos e cães é algo muito comum nos dias de hoje, e muitas pessoas tratam seus pets como membros da família, porém os cães são descendentes diretos de lobos selvagens, e essa domesticação começou a aproximadamente 30.000 anos, quando os seres humanos deixaram de ser nômades e começaram a se estabelecer em locais fixos, atraindo os lobos, que buscavam os restos de alimentos.
Com o passar do tempo, começaram a ser desenvolvidas diversas raças através da seleção de animais para as mais distintas finalidades, que vão desde pastoreio, caça, trabalho ou mesmo companhia. Segundo a FCI (Federação Cinológica Internacional), existem 344 raças de cães que são reconhecidas. Conheça a origem de algumas das principais raças de cães:
Pastor alemão
O pastor alemão é uma raça que é muito usada pela polícia, devido a sua força e facilidade de adestramento. O primeiro pastor alemão foi registrado por Max von Stephanitz, um oficial aposentado da cavalaria alemã, em 1899. Originalmente foi desenvolvido para o pastoreio, porém é muito utilizado como cão de companhia e de guarda.
Rottweiler
Desenvolvido na Alemanha por açougueiros para trabalhar com o gado, o animal rapidamente se adaptou também para ser um cão de guarda e de tração, devido a sua força. O primeiro registro da raça ocorreu em 1907, porém o rottweiler se popularizou como pet somente no século XX. Apesar do tamanho e da aparência assustadora, é um excelente cão de companhia.
Yorkshire terrier
O yorkshire é considerado o cão de colo mais popular do mundo, e a raça tem sua origem na Inglaterra. Inicialmente foi desenvolvido para a caça de ratos, porém, devido ao seu comportamento amigável, logo se tornou um cão de companhia. A criação da raça é atribuída ao inglês Peter Eden, que foi um notável criador e jurado de competições caninas no século XIX.
Labrador
O labrador é uma raça que foi desenvolvida no Canadá por pescadores. O cão tinha como finalidade auxiliar em atividades na água como puxar barcos e recolher peixes, além de auxiliar na caça de aves aquáticas. É uma raça muito amigável e inteligente, frequentemente usada para auxiliar pessoas com deficiência visual. A raça foi reconhecida oficialmente no início dos anos 1900, e é considerado o cão mais popular das Américas.
Bulldog inglês
Inicialmente desenvolvido para combates contra touros no século XVIII, o cão passou por diversas transformações ao longo dos anos até chegar na aparência atual. O cão original era bem maior e mais alto e com o focinho mais alongado, porém, após a proibição das apresentações envolvendo cães e touros, foram realizadas diversas modificações na aparência do animal, através de cruzamentos.
Pinscher
Oriunda da Alemanha, está na categoria dos cães mais violentos do mundo. A raça foi criada para a caça de roedores, além de também ser usada em rinhas e guarda. Entre as raças que fazem parte do grupo dos pinschers, estão dobermans, pinscher austríaco, affenpinscher, pinscher alemão, cão fazendeiro da Suécia e da Dinamarca e pinscher miniatura, que é muito usado como cão de companhia.
O desenvolvimento de raças para as mais diversas funções foi muito importante para os seres humanos conseguirem realizar seus trabalhos de maneira mais eficaz e buscar alimentos. Hoje em dia, os artefatos de caça estão mais modernos, e há uma série de ferramentas, como a luneta 4×32, que auxiliam os caçadores, porém, na época, os cães eram essenciais para essa atividade.