Tendas em pontos estratégicos da cidade de São Paulo oferecem abrigo às pessoas em situação de vulnerabilidade e amenizar o impacto do sol e do calor excessivo. Ao todo, no segundo dia da Operação Altas Temperaturas (OAT) atenderam 797 pessoas, nesta quinta-feira (21). Sendo 292 idosos, 31 crianças e 55 adolescentes. Anteriormente, na quarta-feira, 340 pessoas procuraram o serviço.
Nesta quinta os termômetros registraram até 33,9°C, lembrando que a ação acontece sempre que as temperaturas atingirem 32º C, ou sensação térmica equivalente. Semelhante à Operação Baixas Temperaturas (OBT), a atual é uma iniciativa da prefeitura em parceria com o governo paulista, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
No total, entre 10h e 16h as equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social fizeram 10.805 atendimentos. Distribuindo 23.427 itens, sendo 9.883 garrafas de água, 2.611 frutas e 8.266 bonés. Enquanto isso, no primeiro dia, durante mesmo período, 3.976 atendimentos e distribuídos 6.475 itens.
Veja também:
- Temperatura pode passar de 35ºC em 11 capitais até o fim de semana
- Primavera no hemisfério sul: Equinócio marca a transição de estações
De acordo com a prefeitura, o foco da ação é convencer as pessoas a procurarem o atendimento para se abrigarem do sol e receberem água. Além disso, há uma ambulância para atendimento a casos de exposição ao calor para atender as tendas. O objetivo de evitar insolação, desidratação e outros problemas que podem decorrer da exposição ao sol forte e altas temperaturas. A Defesa Civil da cidade de São Paulo decretou estado de atenção para altas temperaturas desde a última quarta-feira (21), às 18h00.