O Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) acontece no mês que vem, em novembro, e os participantes entram na fase de preparação. Além de estar com os estudos em dia, é bom ficar atento aos aspectos práticos para a realização do exame, como as datas e informações complementares.
Como acontece desde 2017, o exame será em dois domingos consecutivos. Anteriormente o exame ocorria, em um único fim de semana, no sábado e domingo. Em 2023, a prova será nos dias 5 e 12 de novembro. Sendo assim, no primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. Enquanto no segundo dia, as questões de Ciências da Natureza e Matemática. Além disso, vale lembrar que no primeiro dia o participante também deverá fazer uma redação, com um tema desconhecido até o momento da prova.
Nos dois dias, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, com início da prova marcado para as 13h30 nos dois dias de prova. No entanto, o horário de término são diferentes, no dia 5 de novembro, terminando às 19h, enquanto no dia 12 de novembro, às 18h30.
Veja também:
- Prêmio Nobel de Medicina 2023 para pesquisadores das vacinas contra a COVID-19
- Outubro Rosa: Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero chega à Capivari
O Enem possui quatro provas objetivas, com 45 questões em cada área do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Além da redação de no máximo 30 linhas, com estrutura dissertativo-argumentativa. Vale citar que as questões da prova são elaboradas por especialistas e selecionadas por meio de chamada pública do Inep.