No último final de semana, dias 7 e 8 de outubro, fortes chuvas castigaram Capivari. A Defesa Civil intensificou a monitorização do Rio Capivari e seus afluentes. Às 12h56 desta segunda-feira (9), o nível do rio estava em 1,86 metros. Assim colocando a cidade em Estado de Atenção, já que o transbordamento ocorre acima de 2 metros.
Para evitar o transbordamento, a Barragem Leopoldina manteve todas as comportas totalmente abertas desde sábado, facilitando o escoamento das águas das chuvas e das provenientes dos municípios vizinhos.
A Prefeitura de Capivari informa que foram registrados dois pontos com início de alagamento, sendo eles na rua João Moretti (Moreto) e rua Miguel Assad (Nova Aparecida). Além disso, o bairro Bonagurio, na área rural da cidade, também acabou sendo afetado, até mesmo com casas sendo completamente destelhadas. Assim, o prefeito de Capivari, Vitor Riccomini, mobilizou todas as Secretarias para iniciar a operação de enchentes, caso seja necessário.
A Prefeitura está preparada para disponibilizar caminhões para mudanças e abrigos com assistência completa para a população, incluindo assistentes sociais, instalações de higiene e alimentação.
Para manter a comunidade informada e segura, a Defesa Civil de Capivari oferece suporte nos números 199 e (19) 3492-3186. Portanto a Guarda Civil está disponível pelo número 153 e WhatsApp (19) 3491-1311, 24 horas por dia, sete dias por semana. Em situações de emergência, as pessoas podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Em resumo, Capivari enfrenta desafios climáticos com determinação. A Defesa Civil e a Prefeitura trabalham incansavelmente para proteger a cidade e seus habitantes, adotando medidas preventivas para garantir a segurança e o bem-estar de todos.
Leia mais:
Frente fria deve chegar ao estado de São Paulo a partir desta quinta (12)