Na última aferição, realizada às 12h20 desta quarta-feira, dia 11, o nível do Rio Capivari marcou 2.70 metros na régua, indicando que o nível começou a baixar, trazendo um alívio em relação às preocupações com inundações.
Pontos de Alagamento e Interdição: Até o momento, as equipes de resgate e manutenção enfrentam desafios em várias áreas da cidade. Seis ruas estão interditadas: João Moretti (Moreto), Padre Haroldo (Juventus), João Vaz com Tiradentes (Centro) e Bento Dias com alameda Faustina Franchi Annicchino (ponte do posto Shell), trecho da rua Miguel Assad (Nova Aparecida) e trecho da rua 31 de Março (Nova Aparecida). Além disso, as ruas José Maschietto (Cancian), Juventino A. de Moraes (Cancian) e avenida Benedito M. Camargo (Cancian) e rua José Maschietto (Estação) estão com pontos de alagamento, tornando o trânsito difícil em algumas regiões.
Comporta da Barragem Leopoldina: A comporta da Barragem Leopoldina está aberta em sua totalidade desde o sábado, dia 7, com o intuito de escoar as águas das chuvas e as que chegam dos municípios vizinhos com mais fluidez, para amenizar o impacto das cheias. A medida visa controlar a situação e reduzir os riscos de alagamentos na cidade.
Desabrigados: Em uma ação preventiva da Defesa Civil e Secretarias Municipais, as famílias que corriam o risco de serem afetadas pelas enchentes já foram retiradas de suas casas. Até o momento, sete famílias ficaram desabrigadas, totalizando 23 pessoas abrigadas no Ginásio de Esportes “Ronaldão”.
Assistência: A Prefeitura de Capivari está oferecendo apoio essencial às famílias desabrigadas. Caminhões estão disponíveis para auxiliar nas mudanças, e abrigo com toda a assistência necessária está sendo fornecido, incluindo acompanhamento de assistentes sociais, local para higiene e alimentação.
Saiba Como Pedir Ajuda: Para aqueles que precisam de assistência ou têm emergências relacionadas a inundações, os números de contato das autoridades locais são os seguintes: A Defesa Civil de Capivari atende através dos números 199 e (19) 3492-3186. A Guarda Civil atende pelo número 153 e pelo WhatsApp (19) 3491-1311, 24 horas por dia, sete dias por semana. O Corpo de Bombeiros pode ser contatado pelo número 193.
A cidade de Capivari permanece em estado de alerta devido às condições climáticas, e as autoridades estão monitorando de perto a situação para garantir a segurança e o bem-estar de seus cidadãos.