A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma resolução na sexta-feira determinando o recolhimento de 28 lotes, que somam 2,2 milhões de garrafas, da popular bebida Sidra Cereser sabor maçã. A medida foi tomada devido à preocupação com a presença de pequenos fragmentos de vidro na bebida, representando um risco potencial à saúde dos consumidores.
A Resolução-RE nº 3.718/2023 da Anvisa estabelece a suspensão imediata da comercialização, distribuição e uso do produto, além de ordenar o recolhimento dos lotes afetados. Esses lotes específicos foram fabricados entre 22 de julho e 2 de setembro, totalizando 2.237.952 unidades da bebida, o que corresponde a 186.496 caixas.
A Anvisa afirma que os lotes em questão foram produzidos em 2023, enquanto a empresa produtora alega que eles têm data de fabricação em 2022.
De acordo com a Anvisa, aproximadamente 0,2% das garrafas dos lotes afetados podem conter fragmentos de vidro devido a “alterações nos vasilhames durante o processo de envase”. A ingestão acidental desses fragmentos pode ocasionar cortes na boca ou em outras partes do sistema digestivo, conforme alerta a Anvisa.
Lotes afetados
- L22 203 742 07
- L22 203 743 07
- L22 228 751 07
- L22 228 752 07
- L22 229 752 07
- L22 229 753 07
- L22 230 753 07
- L22 230 754 07
- L22 231 754 07
- L22 231 755 07
- L22 235 756 07
- L22 236 756 07
- L22 236 757 07
- L22 237 757 07
- L22 237 758 07
- L22 237 759 07
- L22 238 759 07
- L22 238 760 07
- L22 241 760 07
- L22 241 761 07
- L22 242 761 07
- L22 242 762 07
- L22 243 762 07
- L22 243 763 07
- L22 244 763 07
- L22 244 764 07
- L22 245 764 07
- L22 245 765 07
A empresa responsável, CRS Brands Indústria de Comércio S/A, divulgou uma nota na qual ressalta que o problema já foi solucionado e que, até o momento, não houve relatos de incidentes relacionados. Além disso, a fabricante informou que, desde 22 de setembro, está conduzindo um recolhimento voluntário e preventivo das unidades pertencentes aos lotes afetados.
Consumidores que adquiriram produtos de um dos lotes mencionados devem entrar em contato com a empresa CRS Brands pelo telefone 0800 702 2517 ou pelo e-mail [email protected] para obter orientações sobre o procedimento de recolhimento ou substituição do produto.
A empresa também esclareceu que “a medida é preventiva, uma vez que a fabricante identificou a possibilidade de que aproximadamente 0,2% dos produtos desses lotes foram impactados por alterações nos vasilhames durante o processo de envase, levando à transferência de pequenos fragmentos de vidro para o interior das garrafas”.
Veja nota completa publicada nas redes sociais da marca: